Prefeitura de Mauá redobra preocupação com as baixas temperaturas na região
As baixas temperaturas preocupam toda a região do Grande ABC, por isso, a prefeitura de Mauá organizou uma força tarefa.
MAUÁ – Na última quinta-feira (08), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a queda de temperatura em grande parte de São Paulo. Incluindo a Região Metropolitana do Estado.
Além disso, a previsão é que os efeitos da frente fria possam persistir até a próxima quarta-feira (14). Com mínimas podendo chegar a menos de 10 ºC.
Em contrapartida, a Prefeitura de Mauá intensificou, desde 25 de maio, a atenção para o atendimento da população em situação de rua devido ao frio intenso. Em 1º de junho, lançaram oficialmente a Operação Inverno 2024.
A Secretaria de Assistência Social coordena a operação, com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, da Secretaria de Saúde, da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal.
O objetivo é proporcionar acolhimento às pessoas em situação de rua nas noites mais frias do ano. Com os abrigos municipais ampliando a oferta de vagas noturnas de 40 para 70.
Desde o início da temporada, 1.833 acolhimentos aconteceram, com uma média de pouco mais de 26 por noite. Além disso, 973 abordagens sociais foram realizadas e 497 cobertores foram distribuídos.
As equipes realizam busca ativa nas ruas sempre que a temperatura fica abaixo de 15ºC. Buscando sensibilizar as pessoas a se protegerem do frio e a procurarem os serviços de acolhimento noturno.
Aqueles que aceitam vão ao Albergue Municipal ou ao Centro Pop, onde recebem pernoite, itens de higiene pessoal e alimentação. Quem opta por não aceitar o acolhimento também recebe atendimento, com alimentação e cobertores.
Durante a Operação Inverno 2024, você pode acionar o serviço social 24 horas por dia pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 153 (GCM), e das 8h às 17h pelo número 4547-1061, com a equipe do Centro Pop, localizado na Avenida Washington Luiz, 625, Jardim Cerqueira Leite.