Atualizações sobre o acidente aéreo de Vinhedo
Confira as atualizações sobre o acidente aéreo que vitimou 62 pessoas que estavam a bordo do Avião que caiu em Vinhedo.
VINHEDO – A unidade Central do Instituto Médico Legal (IML) continua dedicada exclusivamente à identificação dos corpos das vítimas do acidente aéreo da Voepass Linhas Aéreas. Acidente corrido na tarde da última sexta-feira (9) em Vinhedo, interior de São Paulo.
Até agora, 35 corpos foram identificados; desses, 17 já foram liberados para os familiares, que são os primeiros a serem informados sobre o progresso do reconhecimento. Os outros 18 corpos ainda estão em processo de liberação e aguardam documentação complementar.
Equipes do Governo de São Paulo continuam a prestar apoio às famílias das vítimas no Instituto Oscar Freire, que fica próximo ao IML. Durante esses atendimentos, os familiares fornecem informações e material biológico que auxiliam o trabalho dos peritos.
Ademais de 40 profissionais, incluindo médicos, especialistas em odontologia legal, antropologia e radiologia, estão envolvidos na identificação dos corpos. Além disso, com o apoio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD).
É importante ressaltar que peritos do IC e do IML removeram os corpos com o apoio do Corpo de Bombeiros, seguindo protocolos internacionais para preservar ao máximo as vítimas e facilitar uma identificação mais rápida.
No entanto, a complexidade de cada caso e a necessidade de exames específicos tornam impossível prever um prazo para a conclusão da identificação.
A Polícia Civil de São Paulo, através da Delegacia de Vinhedo, instaurou um inquérito para investigar o acidente, em paralelo às investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). As investigações estão em curso com o objetivo de esclarecer as circunstâncias do acidente.