Santo André se preocupa com os cartões de vacinação infantil
A prefeitura Andreense, com a Secretaria da Saúde do município, vão promover ação para deixar todos os cartões de vacinação infantil em dia.
SANTO ANDRÉ – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (19) uma ação destinada a regularizar os cartões de vacinação de bebês e crianças da cidade. Com foco principal em poliomielite e sarampo, além de outras vacinas. O objetivo é garantir altos índices de cobertura vacinal.
Até sexta-feira (23), equipes de vacinação da Atenção Primária de Saúde estarão realizando uma busca ativa para identificar crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que estejam com atraso na vacinação. O trabalho será concentrado nas áreas mais vulneráveis do município.
O monitoramento é essencial, pois algumas pessoas não consideram a importância das vacinas e acabam não levando seus filhos às unidades de saúde. Entretanto, a vacinação ajuda a erradicar essas enfermidades, resultando no baixo ou inexistente número de casos de determinadas doenças.
A meta é revisar aproximadamente 1.054 cartões de vacina, número determinado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado. Com base na população infantil dessa faixa etária na cidade. As equipes de vacinação estarão focadas em manter altos índices de cobertura e prevenir surtos de doenças.