‘Sessão Coruja’ é criada para votação de Impeachment de Orlando Morando

A convocação surpreende pelo horário e pelo dia, já que ocorre na antevéspera do primeiro turno das eleições municipais.

SÃO BERNARDO – A Câmara de São Bernardo agendou uma sessão extraordinária para esta sexta-feira (4), às 22h20. Com o objetivo de votar o oitavo pedido de impeachment contra o prefeito Orlando Morando (PSDB).

A princípio, o pedido foi protocolado no dia 16, a partir de uma solicitação popular feita pela moradora Fátima Damiana de Oliveira, uma semana após os vereadores rejeitarem. Por 21 votos a 3, o sétimo pedido de investigação, que alegava conduta ilícita de Morando ao “vender, incessantemente, bens públicos”.

Porém, desta vez, a reclamação se refere a uma suposta “misoginia exercida como forma de poder”, relacionada a um incidente de 2021. Quando o prefeito chamou de “vaca” uma jovem que participou de uma festa clandestina às margens da Represa Billings, durante a pandemia de Covid-19.

Anteriormente, Morando concedeu uma entrevista à Band News sobre a situação do município. Que enfrentava 90% dos leitos de UTI ocupados por pacientes de Covid-19. Ao ver o vídeo da festa, ele reagiu: “Dá uma olhada: tinha de dar um tanque de roupa suja para essa vaca lavar. Não era para ela estar aqui agora fazendo esse tipo de evento, contaminando as pessoas.”

Na última quarta-feira, durante a sessão ordinária, a votação do pedido de impeachment foi adiada, assim como a revisão do Plano Diretor, que está em tramitação desde agosto e busca alterar o uso do solo em uma área florestal no bairro dos Tatetos, permitindo a ocupação urbana em um local destinado à preservação ambiental e abrindo caminho para a construção de galpões logísticos.

Leia mais:
Deixe seu comentário