No primeiro turno, Gilvan Junior é eleito prefeito de Santo André
Com 100% das urnas apuradas, o candidado do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), vence no primeiro turno em Santo André.
SANTO ANDRÉ – O candidato governista Gilvan Junior (PSDB) foi eleito prefeito de Santo André no primeiro turno das eleições deste domingo (6). Com 88,17% das urnas apuradas até às 19h25, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou sua vitória com 60,83% dos votos válidos. A vice-prefeita é Silvana Medeiros (Avante).
Bete Siraque (PT) ficou em segundo lugar, com 15,88% dos votos apurados até o momento. Com essa vitória, Gilvan Junior quebrou um tabu de 52 anos no município, já que desde 1972 nenhum prefeito havia conseguido eleger um sucessor. A última vez que isso aconteceu foi quando Newton Brandão apoiou Antonio Pezzolo, do extinto Arena.
Ademais, Gilvan acompanhou a apuração dos votos em casa, no bairro Jardim Bela Vista, ao lado da família. Agora, ele se dirige ao seu comitê de campanha, na rua General Glicério, para celebrar a vitória com familiares e apoiadores.
Pesquisa recente
Na última pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido do Diário, em 2 de outubro, Gilvan liderava com 46,3% das intenções de voto, seguido por Bete Siraque, com 13,4%. Eduardo Leite (PSB) tinha 13% e Luiz Zacarias (PL) somava 12,1%.
Novo Governo Andreense
Gilvan Ferreira de Souza Junior, 31 anos, é casado e pai de dois filhos, com idades de 11 e 13 anos. Sua trajetória no setor supermercadista começou aos 16 anos. Ele possui graduação em Gestão de Recursos Humanos e em Direito, além de ter uma especialização em Gestão Pública.
Em 2016, convidado por Paulo Serra, Gilvan participou da campanha para a prefeitura de Santo André e, desde então, tem ocupado posições importantes na administração petista. Ele desempenhou as funções de secretário de Planejamento e Licenciamento, diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, diretor de Controle Urbano, secretário-adjunto de Desenvolvimento e Geração de Emprego, superintendente do Semasa e também foi secretário de Saúde e de Ações Governamentais.
Por fim, sua vice é Silvana Medeiros, 53 anos, que é suplente de vereadora e recebeu 1.665 votos nas eleições de 2020. Silvana já assumiu uma cadeira na Câmara em duas ocasiões durante a atual legislatura.