Moradores do Parque Los Angeles afirmam estar sem água há uma semana

Moradores estão há mais de uma semana sem água, e alegam preocupação por conta dessa falta de água na região.

SÃO BERNARDO – Moradores do Parque Los Angeles, em São Bernardo, enfrentam a falta de água há uma semana. Cerca de 15 famílias das ruas José Cardoso, Otávio Edgar de Oliveira e Amabile Massini Ortega estão sendo afetadas por essa situação, que começou no dia 2.

Para lidar com a escassez, eles têm recorrido às casas de vizinhos ou parentes que ainda têm fornecimento, a fim de manter a higiene pessoal e a limpeza do lar.

Além disso, Evaldo Pereira de Carvalho, presidente da Sociedade Amigos do Parque Los Angeles, expressa sua preocupação, destacando a falta de comunicação da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), responsável pelo abastecimento.

“Visitei pelo menos 15 famílias. A qualidade de vida deles está em risco. É uma situação extremamente grave, e precisam encontrar formas de lidar com isso”, ressalta.

Eventualmente Carvalho acrescenta que, em alguns imóveis, quando a água chega, é em quantidade insuficiente. “Não dá nem para encher um balde. A Sabesp deveria ter enviado uma equipe logo nos primeiros dias para investigar o problema. Os canais de comunicação não estão funcionando”, completa.

Reclamação dos moradores

Uma das afetadas é Maria Aparecida Nascimento, 57 anos. Ela relata que precisa tomar banho na casa da filha, no bairro Demarchi, e foi até o local de trabalho do marido, no Ipiranga, para lavar roupas. “Alguns vizinhos oferecem água, mas não dá para ficar pedindo o tempo todo. É constrangedor.”

Maria conta que percebeu a falta d’água quando a caixa de 1.000 litros de sua casa ficou vazia. “Provavelmente, o racionamento começou antes, mas só notamos quando a torneira secou.” Além das dificuldades do dia a dia, ela tem que cuidar da mãe acamada, o que torna a situação ainda mais angustiante. “Estamos nos sentindo abandonados.”

Ela e o marido têm contatado a Sabesp, mas a situação continua a mesma. “Na segunda de manhã, até consegui encher um balde, mas logo a água acabou de novo. Isso já aconteceu em 2021, quando ficamos de cinco a seis dias sem água.”

Em resposta às reclamações, a Sabesp informou que iniciou uma manutenção emergencial para reparar a rede e que a previsão é concluir o serviço na madrugada de terça-feira (8), com o retorno gradual do abastecimento.

Leia mais:
Deixe seu comentário