“Meu presente de aniversário no dia 27 é a recondução de Filippi”, diz Lula durante comício em Diadema
O prefeito Felippi terminou o primeiro turno em segundo lugar e aposta no legado de Lula para superar Yamauchi (MDB).
DIADEMA — Ainda é cedo para avaliar o impacto da ida do presidente Lula (PT) ao município de Diadema, na tarde de sexta-feira (18), para participar de um comício em apoio à reeleição do prefeito José Filippi (PT).
O petista terminou o primeiro turno em segundo lugar e aposta no legado de Lula para superar Yamauchi (MDB). Durante o evento, Lula pediu para o povo de Diadema reconduzir Filippi no dia 27 de outubro, dia do seu aniversário.
“Dia 27, faço 79 anos. Não vou pedir nenhum presente pra vocês e não vai custar um centavo para vocês. Eu queiria que vocês me dessem de presente o prefeito de Diadema, na pessoa de Filippi”, disse Lula.
Filippi disse que foi ouvindo a população de Diadema que aprendeu a ser engenheiro, secretário de Obras, prefeito e gestor público. Destacou ainda que, quando voltou à Prefeitura depois de 12 anos, Diadema estava irreconhecível.
“Trabalhamos muito para recuperar esta cidade, para ela poder andar para frente, porque estava andando para trás. Podemos dar muitas respostas do que fizemos, mas quero aproveitar o presidente Lula aqui e dizer: ‘não podemos perder a oportunidade de ter Filippi aqui e Lula lá”, disse o prefeito, citando frase de seu jingle.
Durante seu discurso, Lula relembrou que Diadema teve o primeiro prefeito eleito pelo PT, o metalúrgico Gilson Menezes (falecido em 2020), que venceu o pleito de 1982.
“A gente não acreditava que fosse possível ganhar as eleições em Diadema. Graças à garra do Gilson, que gastou muita sola de sapato andando por estas ruas, a gente teve a mais grata surpresa de eleger o primeiro metalúrgico prefeito de Diadema e que, depois, ajudou eleger o primeiro metalúrgico presidente da República”, afirmou.
Em seguida, Lula foi a Mauá, onde também participou de um comício com o atual prefeito Marcelo Oliveira (PT), que disputa a prefeitura da cidade com Atila Jacomussi (União). No primeiro turno, o candidato do PT terminou à frente, mas enfrenta uma disputa acirrada com Jacomussi.