Ricardo Nunes vence eleição para prefeitura de São Paulo
Candidato a reeleição, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), teve vantagem de mais de 1 milhão de votos para Guilherme Boulos (PSOL).
SÃO PAULO — Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito neste domingo (27) como prefeito de São Paulo. Obtendo 59,56% dos votos válidos e superando o candidato Guilherme Boulos (PSOL), que recebeu 40,43%.
O anúncio do resultado foi às 18h43 pelo TSE, com 89,78% das urnas apuradas. E a diferença entre os candidatos foi de cerca de 1 milhão de votos.
Nunes tomará posse para o novo mandato em 1º de janeiro de 2025, tendo como vice o Coronel Mello Araújo (PL), indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Contudo, a eleição ocorreu em um contexto de significativa abstenção, a maior da história da cidade, com mais de 31% dos eleitores não comparecendo às urnas.
O atual prefeito foi reeleito com uma ampla coalizão que reúne doze partidos, incluindo PP, MDB, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Mobiliza e União Brasil. Ademais, lhe garantiu o maior tempo de propaganda de TV no primeiro turno.
Além disso, campanha teve ataques e polêmicas, incluindo uma nova ação judicial e uma queixa-crime de Boulos contra Nunes. Após o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) alegar que o PCC teria enviado mensagens orientando familiares de presos a votarem no candidato do PSOL. No entanto, o TRE nunca recebeu um relatório sobre essas alegações.