Prefeito eleito em Santo André viaja a China para buscar inovação

O objetivo da viagem é explorar oportunidades de cooperação nas áreas de gestão pública, cidades inteligentes, tecnologia e investimentos.

SANTO ANDRÉ – O prefeito eleito de Santo André, Gilvan Junior (PSDB), embarca nesta sexta-feira (29) para a China, onde visitará as principais instituições financeiras e tecnológicas do país asiático. O Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBAP) organizou a viagem a convite, a fim de parceria com o Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (Fonac).

“Será uma excelente oportunidade para trocar experiências e conhecer as inovações mais avançadas nas áreas de tecnologia e gestão pública. Esse intercâmbio será fundamental para enriquecer minha visão sobre inovação, tecnologia, educação e transparência. Tenho certeza de que trarei muitos aprendizados que poderão ser aplicados na gestão da Prefeitura de Santo André,” afirmou Gilvan em entrevista ao portal Diário.

O prefeito eleito visitará as cidades de Xangai e Shenzhen, com um roteiro que inclui visitas técnicas ao Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da Huawei e ao Centro Innovability-Hub de Inovação Suzano. Além de várias outras instituições relevantes, como o Banco Industrial da China.

Agenda agitada

A agenda também prevê uma visita à Embaixada do Brasil, onde Gilvan se reunirá com representantes diplomáticos para discutir cooperação internacional e parcerias estratégicas. “Serão cinco dias intensos de trabalho e aprendizado. Espero voltar com muitas ideias inovadoras para melhorar a vida dos moradores de Santo André. A China abriga alguns dos maiores centros tecnológicos do mundo e é um grande parceiro comercial do Brasil,” ressaltou o prefeito.

Além da área tecnológica, a visita incluirá temas como políticas de financiamento para o desenvolvimento sustentável, com efeito de destaque para a estadia na sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), criado pelos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Com o intuito de mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em países emergentes.

Gilvan também terá a oportunidade de conhecer pesquisas avançadas em microssistemas, realizadas pelo Shanghai Institute of Microsystem and Information Technology, da Chinese Academy of Sciences. Além disso, obter informações sobre o ecossistema de inovação e empreendedorismo promovido pelo centro tecnológico Caohejing.

Leia mais:
Deixe seu comentário