Mauá vacinará autistas contra Covid-19 após pressão de vereador
Esse público infantil de 5 a 11 anos foi incluído após um pedido encaminhado pelo vereador oposicionista Leonardo Alves (PSDB), ao prefeito Marcelo Oliveira (PT).
MAUÁ – A Prefeitura de Mauá, no Grande ABC, resolveu incluir crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no calendário de vacinação contra a Covid-19. Esse público infantil de 5 a 11 anos foi incluído após um pedido encaminhado pelo vereador oposicionista Leonardo Alves (PSDB), ao prefeito Marcelo Oliveira (PT).
No documento enviado à secretária de Saúde de Mauá, Cristina Pereira Bortoletto, na última segunda-feira (17), o vereador pediu urgência para elaboração de estudo sobre a vacinação desse público e solicita a “realocação” das crianças com autismo no grupo prioritário.
“Vimos, através deste, solicitar com urgência um estudo referente à viabilização da realocação de crianças com transtorno do espectro autista no grupo prioritário de vacina contra a Covid-19, podendo ser imunizadas nas primeiras fases da vacinação para crianças”, afirmou o vereador.
Em nota publicada na página do Município, a administração informou que na segunda-feira mesmo incluiu no grupo prioritário o público infantil com TEA, aparentemente após receber o ofício do parlamentar.
Leonardo Alves informou que a ausência do grupo de crianças com espectro autista na vacinação, em um primeiro momento, mostrou a desorganização da administração de Marcelo Oliveira em um dos momentos mais importantes da vacinação contra a Covid.
Ainda na semana passada, o vereador já tinha encaminhado ofício à secretaria pedindo que o Executivo montasse atendimento específico para pacientes com síndrome gripal nas unidades de saúde, a fim de que não haja exposição involuntária de outras pessoas que buscam atendimento com outras enfermidades.