Prefeito Taka se reúne com o presidente da Câmara para discutir repasse com ajustes financeiros

O encontro teve como foco a necessidade de ajustes nos pagamentos, devido às dificuldades orçamentárias enfrentadas pela Prefeitura.

Taka e Capel. Foto: divulgação
Taka e Capel. Foto: divulgação

DIADEMA — O prefeito de Diadema, no Grande ABC, Taka Yamauchi (MDB), se reuniu com o presidente da Câmara, Rodrigo Capel (PSD), na terça-feira (14), para discutir a situação financeira da cidade e o repasse do duodécimo, uma verba obrigatória e constitucional destinada ao Legislativo Municipal.

O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

O encontro teve como foco a necessidade de ajustes nos pagamentos, devido às dificuldades orçamentárias enfrentadas pela Prefeitura.Taka destacou durante o encontro a importância da harmonia dos poderes, mencionando as dificuldades financeiras enfrentadas pela gestão municipal.

“A gente sabe das dificuldades hoje que a Prefeitura enfrenta em relação às suas finanças, até para dar andamento a esta questão do duodécimo. O nosso presidente teve um olhar benevolente conosco, permitindo que, pontualmente, esse repasse inicial fosse menor, mas que será reconstituído ao longo do ano, mantendo sua integridade”, comentou Taka.

O prefeito ainda enfatizou que, nesse momento, um ajuste nas primeiras parcelas é essencial para garantir “fôlego financeiro” e a capacidade da Prefeitura de cumprir seus compromissos.

Rodrigo Capel reiterou a importância de a Câmara colaborar para a solução dos problemas financeiros do município, afirmando que a Câmara precisa fazer parte da solução e não do problema. “A gente sabe que, no final, vai beneficiar quem está na ponta, que são as pessoas, os serviços de saúde, segurança, educação. É isso que todos nós queremos”, disse Capel.

Capel recebeu, no dia anterior, o secretário de Finanças, José Luiz Gavinelli, que explicou a situação orçamentária da Prefeitura. De acordo com a LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2025, aprovada pela Câmara em dezembro, a Prefeitura de Diadema deverá repassar um total de R$ 54 milhões para o Legislativo ao longo deste ano.

O duodécimo é um repasse mensal, calculado com base na arrecadação do município, e visa garantir o funcionamento da Câmara. A medida acordada entre o prefeito e o presidente da Câmara visa equilibrar as finanças municipais, ajustando o fluxo de caixa para que a Prefeitura consiga atender suas principais demandas, ao mesmo tempo em que cumpre com o repasse constitucional ao Legislativo.

Deixe seu comentário