Moradores denunciam sujeira e precariedade nos pontos de ônibus em Diadema
Os passageiros reclamam que os pontos de ônibus da região não possuem cobertura, além do atraso e muita sujeira.
DIADEMA — O transporte público ainda está longe de ser uma referência do Brasil, mas em Diadema, no Grande ABC, moradores da avenida Fukuichi Nakata, em Diadema, denunciam a precariedade. Ao ABC em Foco, eles reclamam que os pontos de ônibus da região não possuem cobertura.
O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar.Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Conforme relatos de passageiros ao Repórter Diário, eles ficam expostos ao sol e à chuva. Além disso, relatam demora dos ônibus da linha 26 e a presença de lixo e mato alto nas calçadas. “As ruas estão sujas, as calçadas com mato e os pontos de ônibus não têm cobertura. A linha 26 demora muito. Não fiz reclamação formal na prefeitura, mas irei fazer”, comenta Paulo Rogério.
Em resposta ao ABC em Foco, a Prefeitura de Diadema informou que não há reclamações recentes sobre a limpeza na região e que a última ocorrência registrada via Colab foi em 2022. Segundo a administração municipal, a coleta de lixo na avenida Fukuichi Nakata ocorre três vezes por semana (às terças, quintas e sábados) e está sendo realizada conforme o cronograma.
Sobre o transporte público, a Prefeitura informa que, durante os meses de janeiro e fevereiro, há uma redução no número de passageiros devido às férias escolares, o que impacta a frota em operação. Ainda assim, a Secretaria de Mobilidade e Transportes monitora diariamente a demanda, e ajustes são feitos caso seja constatado um aumento no fluxo de usuários.
Quanto à instalação de coberturas nos pontos de ônibus, a Prefeitura informa que a viabilidade depende da estrutura das calçadas, da quantidade de usuários e do orçamento disponível. Atualmente, os contratos da área estão sendo revisados, mas estudos para a implantação de novos abrigos são feitos periodicamente.