Presidente da Câmara de São Caetano se reúne com autor do projeto Tribuna Livre

Seraphim disse que o objetivo do encontro desta terça, foi discutir a importância do mecanismo como instrumento de participação do povo.

Doutor Seraphim e Éder Xavier. Foto: divulgação
Doutor Seraphim e Éder Xavier. Foto: divulgação

SÃO CAETANO – O presidente da Câmara de São Caetano, no Grande ABC, Carlos Humberto Seraphim, conhecido como Doutor Seraphim (PL), se reuniu na manhã desta terça-feira (21) com o advogado e ex-vereador Éder Xavier, autor do projeto que originou a Tribuna Livre no município.

O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar.Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

O projeto ganhou destaque após a vereadora Bruna Biodi (PSOL) propor a criação da chamada Tribuna Livre, com o objetivo de garantir um espaço aos munícipes e aos representantes das entidades. No encontro desta terça, Doutor Seraphim disse que o objetivo foi discutir a importância do mecanismo como instrumento de participação popular e transparência legislativa.

Doutor Seraphim destacou a relevância do encontro para o aprimoramento do projeto. “Foi uma conversa produtiva e essencial para conhecermos melhor o projeto da Tribuna Livre. Este é um instrumento que fortalece a democracia e permite que a população participe de forma ativa no Legislativo. Vamos discutir sobre o projeto com os outros vereadores e talvez até propor um modelo piloto”, enfatizou.

Durante o encontro, Éder Xavier reforçou a importância da iniciativa e compartilhou sugestões para aprimorar e atualizar sua implementação. “A Tribuna Livre é uma ferramenta indispensável para a transparência e a inclusão do cidadão nas discussões que impactam a cidade. É fundamental que o Legislativo mantenha esse canal aberto para a sociedade”, acrescentou.

Para o chefe do Poder Legislativo, o diálogo reforça o compromisso da presidência da Câmara em garantir uma gestão participativa e conectada com as demandas da população. “Podemos implementar uma Tribuna Livre com pessoas inscritas ao final das sessões, por exemplo. Além disso, precisamos avaliar se será semanal, quinzenal ou mensal, considerando também os custos e a necessidade de mobilização dos funcionários da Câmara”, concluiu Doutor Seraphim.

Criada pela Resolução 1010/2014, a Tribuna Livre foi idealizada por Éder Xavier durante o seu mandato como vereador e visa garantir que os cidadãos façam uso da palavra, ao final das sessões ordinárias da Câmara, pelo tempo de 10 (dez) minutos. A proposta busca aproximar o Legislativo da população, promovendo maior interação e acesso às decisões públicas.

Com informação do Diário do Grande ABC

Deixe seu comentário