Governador de São Paulo se reúne com prefeitos após enchentes

Freitas vai cobrar dos prefeitos para que implementem planos municipais de drenagem em cidades onde este instrumento não existe.

Ruas alagadas no bairro Seabra na Zona Leste de São Paulo, uma das mais afetadas pela chuva — Foto: Edi Sousa/Ato Press/Estadão Conteúdo
Ruas alagadas no bairro Seabra, em São Paulo, uma das mais afetadas pela chuva — Foto: Edi Sousa/Ato Press/Estadão

SÃO PAULO — O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se reunirá com os prefeitos das cidades atingidas pela chuva do final de semana na tarde desta segunda-feira (3).

O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar.Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

O governador vai cobrar das prefeituras paulistas para que implementem planos municipais de drenagem em cidades onde este instrumento não existe ou está desatualizado.

A ideia que é o encontro com os prefeitos desta segunda seja liderado pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. O objetivo do governo do estado é ajudar os municípios com a implementação desses planos.

O Estatuto das Cidades, que é uma lei federal de 2001, estabelece que o Plano Diretor dos Municípios deverá conter, entre outros mecanismos, “medidas de drenagem urbana necessárias à prevenção e à mitigação de impactos de desastre”.

A Defesa Civil prorrogou o alerta para chuvas intensas para todo o estado de São Paulo até quarta. O Gabinete de Crise, organizado pelo governo estadual, também permanecerá ativo para monitorar a situação e coordenar ações emergenciais.

Um motorista de aplicativo morreu afogado após ficar preso em seu carro durante um alagamento na noite de sábado (1°) na Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo. Ele foi a 18ª vítima das chuvas de verão no estado de São Paulo desde dezembro, segundo o balanço da Defesa Civil.

Deixe seu comentário