Estado cerca de 1.500 itens de ajuda humanitária a cidades atingidas pelas chuvas fortes
O temporal, provocado pela passagem de uma frente fria, causou alagamentos, deslizamentos e danos em diversas cidades.

SÃO PAULO – A Defesa Civil do Estado de São Paulo enviou mais de 1.500 itens de assistência humanitária a municípios afetados pelas fortes chuvas dos dias 18 e 19 de abril. O temporal, provocado pela passagem de uma frente fria, causou alagamentos, deslizamentos e danos em diversas cidades.
O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora
Em Diadema, choveu 101 milímetros em poucas horas, volume equivalente a 95% da média esperada para todo o mês. A cidade recebeu 1.150 itens, incluindo colchões, cestas básicas, cobertores e kits de higiene. Técnicos da Defesa Civil foram enviados para apoiar a gestão local na decretação de situação de emergência.
Na cidade de Palmeira d’Oeste, ventos fortes derrubaram árvores em um assentamento rural e deixaram cerca de 20 famílias desabrigadas. A prefeitura recebeu 387 itens de ajuda, como alimentos, colchões e produtos de limpeza.
Em São Vicente, uma cratera se abriu no cruzamento entre a Rua Peró Lopes de Souza e a Avenida Marechal Deodoro, nas proximidades de um condomínio. Equipes da Defesa Civil e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) vistoriaram o local no domingo.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), os maiores volumes de chuva nas últimas 24 horas foram registrados no litoral e no ABC Paulista. O Guarujá teve o maior acumulado, com 215 mm no Jardim Albamar, superando a média mensal. Em Santo André, foram registrados 112 mm de precipitação.