Projeto aprovado por deputados anistiará policiais punidos ou processados no Massacre do Carandiru
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados anunciou a aprovação de um projeto, referente ao Massacre do Carandiru.
SÃO PAULO – A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados anunciou a aprovação de um projeto, referente ao Massacre do Carandiru em 1992. Os policiais punidos ou processados na época, receberão anistia.
Entre os envolvidos, estava o ex-vereador de Santo André, Marcos Antônio de Medeiros (PSD) e Carlos Alberto dos Santos (MDB), que é secretário de Segurança Urbana de São Bernardo. Os dois receberam condenação há dez anos pelos massacre, mas agora receberão a anistia.
O secretário era sargento e o ex-vereador tenente, além do massacre, eles estavam envolvidos em um homicídio qualificado entre os anos de 2013 e 2014. Porém, foram inocentados da acusação em 2016, com uma determinação da justiça de que eles agiram em legítima defesa.
Em 2021, os dois foram julgados separadamente pelo Massacre do Carandiru. Marcos pegou 156 anos de prisão, condenado por homicídio qualificado de 15 detentos. E, Carlos Alberto pegou 256 anos, responsabilizado pelo homicídio de 52 presos. No entanto, eles nunca foram presos e agora receberão anistia.