Bolsonaro diz que não atacou nordestinos
A vitória do ex-presidente Lula no Nordeste foi associada ao analfabetismo pelo candidato Bolsonaro, mas ele nega ter feito esse ataque.
BRASÍLIA – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu o presidente Bolsonaro (PL) em 14 estados, entre eles, 9 foram no Nordeste. Já Bolsonaro foi vitorioso em 13 estados, no entanto, parece não ter ficado satisfeito com o resultado do pleito de 2 de outubro.
A vitória do ex-presidente Lula no Nordeste foi associada ao analfabetismo pelo candidato Bolsonaro, durante uma live no seu canal oficial. Na última quarta (5), Bolsonaro afirmou: “Uma notícia importante, pessoal: ‘Lula venceu em nove dos dez estados com maior taxa de analfabetismo’. Vocês sabem quais são esses estados? São do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessas regiões.”
Depois da repercursão negativa, Bolsonaro afirmou na sexta-feira (7) que não atacou os nordestinos. Durante o pronunciamneto no Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que Lula está lhe acusando de que agora? “De não gostar de nordestino? Deve ser isso. Só mentiras.”, comentou.
Lula pediu a quem tem “uma gota” de sangue nordestino que não vote no adversario. Bolsonaro afirmou que Lula agora está dizendo que ele está atacando os nordestinos como pessoas ‘analfabetas’. “Me apresente um vídeo eu atacando os nordestinos. Não tem.”, concluiu.
Pesquisa Datafolha encomendada pela Globo e pela “Folha de S.Paulo”, aponta que Lula tem 49% de intenção de votos no segundo turno, enquanto Bolsonaro tem 44%.
Este é o primeiro levantamento do instituto feito após o primeiro turno das eleições.