Secretaria de Saúde de Diadema reforça a recomendação de uso de máscara em eventos

Os eventos iniciaram neste sábado (19)  e encerram com o  Show do sambista Zeca Pagodinho, neste domingo (20).

DIADEMA – A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou a recomendação do uso de máscara em eventos que estão acontecendo na cidade. A pasta cita a 21ª Kizomba – Festa da Raça, em celebração ao mês da Consciência Negra.

No dia 16 de novembro, a assembleia geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, recomendou o uso de máscara no transporte público. 

Os eventos iniciaram no sábado (19)  e encerram com o  Show do sambista Zeca Pagodinho,  às 20h do domingo (20), na Praça da Moça. A secretaria recomenda que todos devem adotar alguns cuidados para se proteger da covid-19. As medidas são recomendações para evitar o aumento de casos de covid-19 na cidade.

A SMS monitora a situação epidemiológica na cidade e recomenda o uso de máscara de proteção facial em quaisquer espaços de uso comum, sejam públicos ou privados, e limpeza frequente das mãos com álcool gel. O esquema vacinal completo, de acordo com cada público, também traz mais segurança para aproveitar as atividades.

“[Essas] são as principais medidas para conter o avanço da doença e evitar complicações pela covid-19. As atividades sociais e o aumento do fluxo de pessoas nas ruas em geral, em razão das celebrações regionais e do período de festas de final de ano, podem deixar a população exposta. Entretanto, se ela tomar os cuidados necessários terá mais segurança para participar dessas atividades”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Shirley Felix Cezario de Melo.

Ações contra covid

Desde a quinta-feira (17), está em vigor a recomendação do uso de máscara no transporte público em toda a região do Grande ABC. A medida definida em Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC é uma ação frente ao aumento de casos da doença na região.

De acordo com a prefeitura, além disso, está em vigência o Decreto nº 8.191, de 14 de setembro de 2022, que estabelece como obrigatório o uso de máscaras de proteção facial, com a cobertura da boca e nariz nos locais destinados à prestação de serviços de saúde e recomenda o uso individual de máscaras de proteção facial em quaisquer espaços públicos ou privados de uso comum. O mesmo decreto também orienta que os protocolos sanitários sejam respeitados nas atividades públicas ou privadas.

Manter o esquema vacinal em dia também completa as ações de prevenção contra a doença. A vacinação está disponível para crianças com idade entre seis meses e dois anos com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas; crianças entre três e 11 anos e pessoas a partir de 12 anos de idade.

Deixe seu comentário