Criança de três meses engasga e é salva por guardas em São Bernardo

A Corporação foi acionada para atender uma ocorrência pela mãe  da criança que se engasgou com leite materno, na noite de sábado (19).

GCM de São Bernardo salva criança. Foto: Divulgação
GCM de São Bernardo salva criança. Foto: Divulgação

SÃO BERNARDO – Um bebê, de três meses, foi salvo pela equipe da Inspetoria da Guarda Civil Municipal ( GCM )  na noite de sábado (19), na Vila São Pedro, em São Bernardo, no Grande ABC. A Corporação foi acionada pela mãe  da criança   que estava engasgado com leite materno.

Na residência da mãe da criança os guardas realizaram a manobra de ‘Heimlich’,  técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia.  A manobra foi realiza com sucesso, mas o bebê foi encaminhado para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento(UPA 24h), onde recebeu os cuidados necessários.

De acordo com informação da GCM,  a criança está em casa e passa bem. “Se não fosse os guardas, meu filho não estaria aqui”, agradeceu a mãe.

O que é e como identificar o engasgo

Antes de entender o que fazer quando a criança engasga, é importante saber o que é esse quadro e como identifica-lo.

Basicamente, o engasgo é uma dificuldade de respirar causada pela presença de corpos estranhos nas vias aéreas. Esses corpos podem ser alimentos e líquidos ingeridos durante as refeições ou objetos (brinquedos, tampas de caneta ou outros itens).

Alguns dos sintomas desse problema são: tosse, dificuldade para respirar, pele azulada, unhas roxas e rouquidão. Confira abaixo como agir em caso de engasgos.

O que fazer quando a criança engasga

Ao observar sinais de engasgo é importante entrar em contato com serviço de urgência e emergência e trabalhar no salvamento da criança. Geralmente, a equipe já inicia o atendimento indicando o que fazer até a chegada dos médicos. Confira abaixo o passo a passo de como deve ser o salvamento de acordo com a idade da criança:

Deixe seu comentário