Diadema promove seminário de combate à violência contra a mulher
A campanha “Laço Branco” pelo fim da violência contra mulheres, tem como objetivo reduzir o número de condenação de homens.
DIADEMA – Diadema, no Grande ABC, realizou nesta sexta-feira (25) uma sessão especial para marcar o Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a Mulher. O evento foi realizado pela prefeitura de Diadema, em parceria com a Câmara de Vereadores, renovando o compromisso.
Batizada de “Campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher”. Durante o encontro foi debatido a nova Lei Municipal nº 4.279/2022, de autoria do presidente da Câmara Josemundo Dario Queiroz, conhecido como Josa Queiroz (PT).
O projeto autoriza a Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema, por meio do Serviço de Mediação de Conflitos, a assumir a reeducação de homens condenados por violência contra mulheres.
Com esse amparo legal, a Mediação de Conflitos implementou recentemente o GRHOM (Grupo Reflexivo de Homens) do Projeto DIAMAR (Diálogos Masculinos Restaurativos de Diadema).
Reginaldo Bombini, responsável técnico do novo trabalho, reforçou o questionamento do coletivo: “Que tal juntos refletirmos e desconstruirmos o machismo em nós mesmos e ressignificarmos a nossa masculinidade de forma não violenta?”.
Bombini afirmou que o Grupo Reflexivo de Homens (GRHOM) é uma ação de baixo custo e altamente eficiente no que tange a recuperação dos homens agressores. Ele disse que o GRHOM é um sonho antigo que agora aconteceu e surge para somar-se à rede de proteção, sendo mais um serviço importante com objetivo de descontruir machismo e construir masculinidade saudável.
“Enfim, é uma política pública de cuidado restaurativo e não encarcerativa que inclui homens na rede de cuidados”, explicou Bombini.
A mesa foi formada pela vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Patty Ferreira, presidente da Câmara e vereador Josa Queiroz, secretários municipais Benedito Mariano (Segurança Cidadã) e Márcia Barral (Assistência Social e Cidadania), Cleone Santos (Coordenadoria da Mulher), Amanda Bezerra dos Santos (Casa Beth Lobo, Reginaldo Bombini (Mediação de Conflitos), a GCM 1ª Classe Luta (Patrulha Maria da Penha de Diadema), vereadores e a delegada titular Renata Cruppi (Delegacia de Defesa da Mulher de Diadema).
Os presentes falaram do número altíssimo de feminicídio no Brasil, sendo um dos cinco países campeões de feminicídio. No que depender do município, o combate a essa questão será intensificado. “A Prefeitura já está contratando mais 100 guardas civis, sendo 50 homens e 50 mulheres.
Com isso, vamos reforçar as equipes da Patrulha Maria da Penha para dar mais proteção às mulheres com Medida Protetiva”, informou o secretário Benedito Mariano.
Para a delegada Renata Cruppi, a luta contra a violência e o feminicídio é árdua. “Naquilo que depender da equipe da Delegacia de Defesa da Mulher de Diadema seremos sempre rígidos e incisivos”, afirmou. A policial também destacou a importância da nova legislação municipal que levou à criação do Grupo Reflexivo de Homens. “Parabéns, à iniciativa. É importante investir na reeducação dos homens para que não sejam violentos em seus futuros relacionamentos”, finalizou a delegada.
Finalizando o ato e a cerimônia, o presidente da Câmara, Josa Queiroz, também parabenizou a Prefeitura no combate à violência contra a mulher, destacando a reeducação dos homens agressores. “Não adianta a cidade ter boas leis se o Poder Executivo não investir para essa nova legislação acontecer de fato e ser de todos e todas”, disse Josa.