Orlando Vitoriano é candidato único à presidência da Câmara de Diadema
A chapa única foi protocolo na tarde de quarta-feira (7), para o biênio 2023/2024, tendo o vereador Orlando Vitoriano como candidato.
DIADEMA – Vereador de quatro mandatos consecutivos, o advogado Orlando Vitoriano (PT), será eleito presidente da Câmara de Vereadores de Diadema, no dia 22 de dezembro, com 21 votos favoráveis.
A chapa única foi protocolo na tarde de quarta-feira (7), para o biênio 2023/2024. O petista terá os vereadores Eduardo Minas (Pros) e Rodrigo Capel (Cidadania) como primeiro e segundo vice-presidentes, enquanto Cícero Antônio da Silva, o Cicinho (PSB), José Hudsomar Rodrigues Jardim, o Zé do Bloco (Cidadania) e Jefferson Marques de Souza, o Dequinha Potência (PSD), estarão como primeiro, segundo e terceiro secretários.
No dia 27 de novembro, o presidente Josemundo Dario Queiroz, conhecido como Josa Queiroz (PT), já havia afirmado ao ABC em Foco, que ele trabalhava para chapa única.
A eleição da nova Mesa da Câmara acontece às 10h do dia 22 de dezembro, última sessão do ano, no plenário do Legislativo. “Quero agradecer a todos os colegas vereadores e dizer que o que está acontecendo com essa chapa é reflexo da união que está acontecendo nesta Casa”, disse Orlando Vitoriano.
Natural da cidade de Senador Pompeu, no Ceará. Ele se mudou para Diadema com seus pais e irmãos para ajudar sua família, ainda criança trabalhou recolhendo material reciclável e como vendedor de frutas nas feiras da região.
Aos 14 anos teve seu primeiro registro em carteira na fábrica de móveis Angesta. Lá iniciou a luta pelos direitos dos trabalhadores, atuando por 10 anos como Dirigente Sindical e membro da CUT ABC.
Em 1997, formou-se em direito e logo foi prestar serviços como advogado no Sindicato dos trabalhadores da Construção Civil e Mobiliário durante 8 anos. E sete anos depois, em 2004, passou a trabalhar na Secretaria de Defesa Social de Diadema.
Mas foi no Eldorado que iniciou efetivamente seu trabalho como advogado popular, oferecendo seus serviços à população carente da comunidade, atendendo em salas cedidas pela Paróquia do bairro.
Orlando Vitoriano foi eleito Vereador no Município de Diadema em 2008 e já cumpre seu quarto mandato. Em 2020 foi eleito como Vereador mais votado de Diadema e atualmente é o líder do governo na Câmara.