Riacho Grande completa 74 anos com programação cultural
O distrito do Riacho Grande completou 74 anos de fundação neste sábado (17), com uma programação cultural especial para adultos e crianças.
SÃO BERNARDO – Banhado pela represa Billings e polo ecológico de São Bernardo do Campo, no Grande ABC, o distrito do Riacho Grande, celebrou 74 anos de fundação neste sábado (17). A data foi comemorada com apresentações musicais gratuitas e feira gastronômica.
A programação teve início às 14h na Praça João Olímpio Bassani e encerrou às 21h30, em frente à Subprefeitura do Riacho Grande. O público curtiu os shows de Sérgio Mix, o sertanejo dos Violeiros do Riacho, a apresentação do grupo de samba Toque Real e o rock das bandas Canto Coral Essência e Banda Expressão Acústica.
Para o público infanto-juvenil, houve a performance de Laluche Show. A entrada é gratuita, com estacionamento livre no entorno da praça. Já o espaço gastronômico contou com barracas de alimentos e bebidas e food-trucks.
Todo o evento contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Trânsito e outros órgãos municipais. A atração também foi pet friendly, ou seja, com entrada livre para animais de estimação.
BIBLIOTECA
A comemoração do aniversário do bairro teve início no último dia 10, com programação especial na Biblioteca Machado de Assis. O cronograma incluiu apresentação musical do Semea, projeção do documentário Novos Ribeirinhos, Biblioteca Humana com moradores do Riacho Grande e lançamento do livro “Inversos” de Suzana Martins. Nesta sexta-feira (16/12), a ação tem continuidade com Roda de Viola, às 14h, e a exposição Meu Olhar.
De acordo com o subprefeito do Riacho Grande, Adalberto Guazzelli, além de celebrar a data, o evento visa destacar os atrativos do bairro. “O Riacho Grande tem um grande potencial turístico, abrigando a Prainha e seus restaurantes, o Parque Estoril, entre outros. Queremos fomentar ainda mais essa região e sua economia promovendo eventos convidativos e familiares como este”, destacou.
RIACHO GRANDE
Localizado a 11 quilômetros do centro de São Bernardo, o distrito de Riacho Grande possui importância estratégica para cidade. Por abrigar caminhos e trilhas que ligavam a província de São Paulo ao Litoral Sul, no XVI a região foi tomada por rede de serviços para viajantes como pousadas, pequenos comércios, alimentação e tratamento de animais, que movimentavam a economia local.
Atualmente, a região recebe milhares de pessoas por ano na Prainha e no Parque Estoril. O distrito abriga atualmente, além de Rio Grande (sede) e Finco, os bairros Alto da Serra, Capivari, Curucutu, Imigrantes, Rio Pequeno, Santa Cruz, Tatetos, Taquacetuba, Varginha e Zanzalá.