Lula diz a ministros que governo depende do Congresso

O presidente Lula disse aos ministros nesta sexta-feira (5) que é preciso ser político, mas não pode fazer coisa errada.

Presidente Lula. Foto: Reprodução PT.Org.Br
Presidente Lula. Foto: Reprodução PT.Org.Br

BRASÍLIA – Os ministros “levaram um sacode” do presidente Lula durante a primeira reunião ministerial do novo governo nesta sexta-feira (6), no Palácio do Planalto em Brasília. O presidente disse aos ministros que é preciso ser político, mas não pode fazer coisa errada.

Aos 37 minutos, Lula discursou por cerca de 15 minutos, ocasião em que ressaltou que a boa relação com o Congresso é vital para o governo e descartou que divergências entre as pastas sejam algo negativo.

Lula afirmou que é preciso que todos saibam que é o Congresso que ajuda o governo, não o contrário. “Nós não mandamos no Congresso, dependemos do Congresso, por isso, cada ministro tem que ter a paciência e a grandeza de atender bem cada deputado ou cada deputada que o buscar”, disse Lula.

Lula disse aos ministros que quando eles vão pedir um voto, primeiro falar com um deputado ou senador. “Eu não vou votar, porque fui em tal ministério, nem me receberam, me deram um chá de cadeira de quatro horas, o ministro nem serviu um cafezinho ou uma água’. Eu não quero isso.”, Comentou.

O presidente fez questão de dizer que cada um dos ministros tem a obrigação de manter a relação mais harmônica com o Congresso Nacional. “Não tem importância que você divirja de um deputado ou de um senador. A gente não está propondo um casamento, a gente está propondo aprovar uma tese ou fazer uma aliança momentânea em torno de alguma assunto que interessa ao povo brasileiro.”

Leia mais:
Deixe seu comentário