Confira a programação do Carnaval de Rua de São Paulo
Além da mudança no horário, quatro avenidas que eram endereços tradicionais do carnaval foram excluídas do circuito
SÃO PAULO – O Carnaval de Rua São Paulo já está chegando e com uma programação intensa que inicia-se no próximo dia 10 e estende até o dia 26. A festa é uma das mais animadas de carnavais de rua do Brasil e este ano gera uma grande expetativa, após dois anos suspenso devido a pandemia.
Mais de 507 blocos de rua estão confirmados e prometem animar os foliões. Os blocos de rua desfilarão no evento oficial da prefeitura nos dias 11 e 12, no chamado “pré-carnaval”; entre os dias 18 e 21; e no final de semana após o carnaval, nos dias 25 e 26.
O evento se destaca pela diversidade e possibilidade de curtição. Há opções para todos os bolsos, com pequenos blocos e cordões carnavalescos até os megablocos que arrastam multidões, como Bicho Maluco Beleza, do pernambucano Alceu Valença, Bloco Bem Sertanejo, do Michel Teló, Bloco da Pabllo, Monobloco e Galo da Madrugada.
Os desfiles do Grupo Especial no Sambódromo do Anhembi acontecerão na sexta-feira (17) e no sábado (18). A cidade ainda tem uma carnaval privado “Carnaval da Cidade”.
A Prefeitura de São Paulo decretou ponto facultativo nos dias 20 e 21 de fevereiro. VEJA.
Mudanças no Carnaval de Rua
Antes, todos os blocos tinham um mesmo horário para encerrar os desfiles: às 19h. Este ano, entretanto, a capital paulistana definiu que o fim dos blocos médios e pequenos deve acontecer até às 18h. Enquanto a dos megablocos continua até as 19h.
Além da mudança no horário, quatro avenidas que eram endereços tradicionais do carnaval foram excluídas do circuito. São eles: Avenida dos Metalúrgicos (Cidade Tiradentes), Avenida Tiradentes (Centro), Avenida Luís Carlos Berrini (Zona Sul) e no Largo da Batata (Zona Oeste).
Em relação a segurança, a folia irá contar com 80 torres de patrulhamento da Polícia Militar nos trajetos.
Confira a programação
Dias 11 e 12 – Pré Carnaval
No sábado (11), os destaques são os blocos: A Madonna Tá Aqui (11h), Sargento Pimenta (9h), Passaram a Mão na Pompeia (13h) e Ritaleena (13h), com os maiores sucessos de Rita Lee.
O grande destaque do domingo é o Acadêmicos do Baixo Augusta (14h), o bloco Confraria do Pasmado (11h) e o Monobloco (12h), que deve arrastar uma multidão de foliões pela Av Pedro Alvares Cabral, na Zona Sul da capital.
Dias 18, 19 e 20 – Carnaval
Para iniciar a abertura oficial do Carnaval em São Paulo, osblocos LGBTQIA+ mais famosos da cidade estão nas ruas: MinhoQueens, Dramas de Sapatão e Agrada Gregos. Outro destaque é o cortejo do Bloco Samby&Junior, dedicado aos hits da dupla que fez sucesso nos anos 90.
Com o domingo de carnaval terá o Bloco Urubó, na Zona Norte, o Bloco Explode Coração, em homenagem a Maria Bethânia e o Bloco Saia de Chita, na Pompeia. Alé dos megablocos da Pabblo e Michel Teló (Bloco Bem Sertanejo).
Dias 25 e 26 – Pós Carnaval
Os destaques do sábado pós-carnaval em São Paulo, são: Bloco do Prazer, que fará uma homenagem a Gal Costa, Bloco Fogo e Paixão e Bloco Nu Vuco Vuco.
No último dia de evento, apresentará o bloco Pipoca da Rainha Daniela Mercury, no centro de São Paulo.