Mais de 50 imóveis foram interditados por risco iminente de deslizamento em Mauá
No total, 41 famílias foram removidas das áreas de risco.
MAUÁ – A Prefeitura de Mauá interditou 52 imóveis, de maneira total ou parcial, nos jardins Zaíra e Ipê, por conta de risco iminente de deslizamento. No total, 41 famílias foram removidas das áreas nas últimas 24 horas.
De acordo com o Paço, apenas uma família aceitou ir para o abrigo municipal e os demais moradores se dirigiram para casas de amigos ou parentes.
Na quarta-feira (22), o município entrou em estado de emergência por conta do alto volume de chuvas, um dia após uma pessoa morrer e duas ficarem feridas após dois deslizamentos na cidade.
A área em que ocorreu o deslizamento de terra e destruiu duas casas está coberta parcialmente com uma lona de proteção para evitar a entrada de água no solo. Porém, abaixo da cobertura, duas tubulações expostas despejam esgoto diretamente no local, e moradores cobram mais providências da Prefeitura.
“É um absurdo tão grande esse esgoto ao ar livre, despejando água diretamente na terra onde já está completamente molhada. Algo precisa ser feito para tentar evitar uma nova tragédia”, afirmou a moradora Elizabete Pinheiro Lopes, 40 anos, ao site Diário.
Sobre o terreno que desabou, a Prefeitura de Mauá não informou quais obras de contenção e proteção do solo serão realizadas no local.
Segundo levantamento mais recente da região, realizado em 2020 pelo IG (Instituo Geológico), o município de Mauá tem 21.698 imóveis em áreas de risco para deslizamento de terra. Proporcionalmente, é a cidade do Grande ABC com maior quantidade de edificações nessas condições. O Paço mauaense não informou se possui mapeamento mais recente.
Ribeirão Pires decreta estado de atenção por conta das chuvas
Também no Grande ABC, a prefeitura de Ribeirão Pires, por meio do Comitê de Gestão de Crise da Operação Verão, decretou estado de atenção no município devido às fortes chuvas, nesta quarta-feira (22).
Nesta semana, a Estância recebeu um volume de 72 mm de precipitação e há previsão de mais chuvas para os próximos dias.