Santo André lança programa social para crianças com restrições alimentares
SANTO ANDRÉ – A Prefeitura de Santo André lançou, nesta terça-feira (14), o programa ‘Saúde no Prato’, que tem como objetivo estender aos domicílios dos alunos, durante os fins de semana, o atendimento especializado com alimentação diferenciada oferecida às crianças com alergias ou intolerâncias. Diariamente, o cardápio já é oferecido na merenda escolar das unidades.
O projeto será implementado, inicialmente, de forma piloto, com 10% dos 1.284 estudantes mapeados. Além do suporte alimentar, a iniciativa realizada pelo Fundo Social ainda prevê orientações nutricionais para as famílias, assim como apoio social e psicológico, em uma parceria com a Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa) e as secretarias de Saúde e Educação.
Através das consultas previamente realizadas por médicos do Sistema Único de Saúde(Sus), que devem diagnosticar as doenças, a assistência social vai realizar um “mapa” da situação de cada estudante. A partir disso, eles podem passar a receber os alimentos de acordo com cada necessidade, assim como as orientações e acompanhamento.