Diadema investe R$ 1,5 milhão para reformar Hospital e Quarteirão da Saúde
No Quarteirão da Saúde esta previsto implantação de sistema de monitoramento por câmera de vídeo, reforma do centro cirúrgico, retomada de exames, como mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia geral e dentre outros.
DIANEMA – Obras de revitalização no Hospital Municipal (HM) e no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde estão sendo feitas neste ano. A administração estima investir cerca de R$ 1,5 milhão na reforma dos dois equipamentos, com objetivo de melhorar a estrutura das unidades.
As melhorias no HM serão feitas por fase, a fim de evitar desassistência da população, já que é o único hospital porta aberta da cidade. Na primeira etapa são feitos reparos, manutenção geral e pintura no térreo (onde funciona o pronto-socorro) e no terceiro andar.
O hospital vai receber ainda nova pintura interna e externa, comunicação visual, manutenção geral nos andares (quartos, banheiros, salas de enfermagem). As ações são uma intensificação do trabalho que, até então, era feito pela equipe de manutenção do equipamento e que realizava reparos preventivos na estrutura predial e na conservação, como serviços de hidráulica, elétrica, pintura e serviços gerais.
Nos últimos dois anos, a gestão tem feito investimentos no HM para melhorar o atendimento, como implantação de um novo aparelho de tomografia, em 2022, que em fevereiro deste ano superou a marca de 4.000 exames.
Quarteirão da Saúde
O equipamento, que completa 15 anos em maio, também passa por revitalização da fachada. A pintura da área externa já está em andamento e será finalizada ainda no primeiro semestre.
No começo deste ano, também foi concluída a reforma do telhado e compra de 40 novos computadores, entre outros equipamentos. No planejamento ainda estão previstos investimentos em comunicação visual e instalação de totens e chamadores de senha.
“A proposta no Quarteirão da Saúde vai além de revitalizar a estrutura física. Nosso foco também será o de ampliar o atendimento à população, aumentando o número de especialidades e exames de diagnóstico disponíveis”, disse o secretário de Saúde, José Antônio da Silva.
As melhorias vão se somar às ações que ocorrem desde o segundo semestre de 2022, como mudança da empresa de limpeza com significativa mudança na conservação do equipamento, contratação de dois controladores de acesso, instalação de sistema de monitoramento por câmera de vídeo, reforma do centro cirúrgico, retomada de exames, como mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia geral, ultrassonografia com doppler, instalação de equipamento de bera (exame de audiometria para crianças), mutirões de oftalmologia do programa Lentes do Saber e regularização dos exames de rotina e urgências feitos no laboratório municipal.