Van do Cidadania Itinerante estará em Mauá com serviços gratuitos do Estado
O projeto Cidadania Itinerante já alcançou a marca de 35 mil serviços solicitados, um crescimento de 89% em relação a 2022.
MAUÁ – A população de Mauá será beneficiada com os serviços oferecidos pelo Cidadania Itinerante. Realizado por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, o projeto estará no município até sexta-feira (5), das 9h às 17h, e oferece diversos serviços, como emissão de documentos e certidões.
Nesta quarta-feira (3), os serviços estarão disponibilizados nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Oratório, localizado à rua Salvador, 266. Na quinta-feira (4), os serviços estarão no Cras Macuco, na Rua Remo Corradini, 115.
Na sexta-feira (5) a população terá acesso aos atendimentos no Cras Zaíra, na Avenida Presidente Castelo Branco, 2.982.
Entre os serviços estão o agendamento para emissão de carteiras de identidade e de trabalho digital; solicitação e segunda via para certidões de nascimento, casamento e óbito; consulta ao Serasa; CPF; contas de água e luz; atestado de antecedentes criminais; entrada no seguro-desemprego; elaboração de currículo; denúncias, orientações e outros encaminhamentos.
Durante a ação, serão entregues ao público 150 senhas por dia até uma hora antes do fim do atendimento. A iniciativa busca expandir a atuação das coordenações, programas e serviços da Secretaria da Justiça e Cidadania em todo o Estado de São Paulo.
Desde junho de 2022, o projeto Cidadania Itinerante esteve em mais de 110 municípios, com 63 mil serviços solicitados.
Apenas em 2023, até o início de abril, o projeto Cidadania Itinerante já alcançou a marca de 35 mil serviços solicitados, um crescimento de 89% em relação a 2022. Desde janeiro, a ação esteve em 45 municípios e atendeu mais de 13 mil pessoas para oferecer serviços gratuitos às populações mais vulneráveis do Estado de São Paulo, por meio de três unidades móveis – duas vans e um ônibus.
“É uma marca expressiva atingir esse número com um projeto que leva serviços de extrema importância a regiões mais afastadas dos grandes centros do Estado. A ação já ofereceu atendimento em comunidades indígenas e zonas rurais. O acesso à cidadania é um direito de todos e iremos ampliar essa pauta nos próximos anos”, destaca o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto.