Câmara de São Bernardo abrirá processo interno para apurar injúria racial
A denúncia surgiu após a exposição de um vídeo que mostra Christinilton e Donizeti conversando sobre as mulheres do efetivo da GCM que atua no Legislativo, quando o nome de Evelin é citado faz comentários de pejorativos.
SÃO BERNARDO – O presidente da Câmara de São Bernardo, Danilo Lima (PSDB), divulgou nota oficial nesta quinta-feira (4), informando que abrirá uma sindicância interna para apurar o caso de injúria racial sofrida pela agente da Guarda Civil Municipal (GCM ), Evelin Dias, 34 anos,
A nota diz o seguinte : “Diante da notícia divulgada nesta data (nesta quinta-feira ) pela imprensa, determinei a abertura imediata de processo para apuração dos fatos narrados. Todos sabem o quanto prezo a Justiça, valorizo a igualdade, a equidade e a transparência. Repudio quaisquer formas de discriminação e preconceito. Através da apuração de fatos todas as partes serão ouvidas, os fatos investigados e serão tomadas as providências cabíveis”.
O processo de apuração será aberto nos próximos dias, sem data exata para começar. “Acho que é o caminho ouvir as pessoas envolvidas e tomar as medidas cabíveis. Não podemos tolerar nenhuma manifestação de cunho racista ou preconceituoso”, disse a vereadora Ana Nice (PT), cuja equipe foi responsável pela gravação que captou as falas racistas de Christinilton Gally, assessor especial do chefe da Casa, e de Donizeti de Souza, apresentador do podcast Kurtas e Pikantes.
Alguns funcionários da Casa exigiram a exoneração de Christinilton, nomeado por Danilo em 5 de janeiro deste ano, mas o chefe do Legislativo quer ter mais tempo para tomar essa decisão.
A denúncia surgiu após a exposição de um vídeo que mostra Christinilton e Donizeti conversando sobre as mulheres do efetivo da GCM que atua no Legislativo, quando o nome de Evelin é citado. “Tem uma morena também, qual é o nome dela?”, pergunta Donizeti, que depois ressalta que Evelin é uma pessoa preta. “Não é morena, é negra. Preta, aliás, não é mais negra também”. Em seguida, Christinilton fala sobre o cabelo de Evelin. “Ela fez uma foto esses dias, desmontou o cabelo, ela tem aqueles tererê, né? Meu, o bagulho vai até o chão. E para cuidar dessa mer..?”, diz o assessor do gabinete da presidência da Casa.