Diadema contrata 100 Guarda Civil Municipal e anuncia novos investimentos
Para ingressar oficialmente na corporação, o formando precisa cumprir 80% da grade curricular nacional e ser aprovado no exame médico e na investigação social.
DIADEMA – A Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema e a Guarda Civil Municipal deram início ao curso de formação dos aprovados no concurso público para reforço do efetivo das forças de segurança municipais. A previsão é a de que a primeira turma conclua as etapas de formação na primeira semana de agosto para integrar a GCM Diadema.
“Realizamos a contratação de 100 novos GCMs para fortalecer a segurança da nossa cidade, reativamos a Central de Videomonitoramento e estamos investindo em tecnologia e inovação para prevenir crimes”, afirmou o prefeito José de Filippi.
As aulas vão até o dia 4 de agosto e estão sendo realizadas no Centro Cultural Okinawa, na Vila Santa Dirce. A primeira turma é composta por 50 alunos, que precisam cumprir todas as disciplinas presentes na Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais. Ao mesmo tempo, eles são submetidos a exames médicos e a uma investigação social.
“É um curso extenso, com matérias específicas e necessárias para formação de um guarda civil que irá servir à sociedade”, disse Edivaldo Mendes, comandante da Guarda Civil Municipal. Ele esteve presente nas primeiras aulas dos formandos para explanar sobre as funções e a tradição da GCM na cidade, que em dezembro completará 24 anos de atuação.
Ao todo, os alunos passarão por 572 horas de aulas em disciplinas que envolvem técnicas operacionais, primeiros socorros, código de processo penal, entre outros. Neste período, eles recebem uma bolsa de formação. Para ingressar oficialmente na corporação, o formando precisa cumprir 80% da grade curricular nacional e ser aprovado no exame médico e na investigação social. Cumprida essa etapa, ele se torna Guarda Civil Municipal 3ª Classe.
A Secretaria de Segurança Cidadã promoveu concurso público paritário para homens e mulheres com o objetivo de contratar novos guardas civis municipais. O processo de seleção atraiu aproximadamente 4.000 candidatos.