Em feira agro, Lula relembra eleições: Joguem o ódio na lata do lixo
“O Brasil está com uma confusão política que a gente não conhecia até então", afirmou o presidente.
POLÍTICA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta terça-feira (6), a disseminação de discursos de ódio e de mentiras, e disse que o Brasil vive uma “confusão política”. A declaração foi feita durante cerimônia de abertura da 17ª edição da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia.
“O Brasil está com uma confusão política que a gente não conhecia até então. Normalmente, você disputava uma eleição, tinha um resultado eleitoral, você ia para casa chorar a sua derrota. Como diria o [Leonel] Brizola, ia lamber as suas feridas e esperar outra eleição”, discursou Lula.
E lembrou de outras eleições. “Foi assim que eu perdi do Fernando Henrique [Cardoso] duas vezes, foi assim que eu perdi do [Fernando] Collor. E depois, nós começamos a ganhar. Só que as pessoas que perdem para nós não se conformam e não querem aceitar o resultado das eleições”, afirmou.
“A gente não estava acostumado ao ódio. […] Isso não acontecia no Brasil e agora nós temos um ódio disseminado, baseado numa quantidade de mentiras que eu não conhecia. Uma máquina de mentiras como a que está implantada nesse país, em que tudo é feito com deboche, sem nenhum respeito à verdade”, acrescentou o presidente.
Lula ainda pediu para que a população jogue a disseminação do ódio “na lata do lixo”. “Esse país para ser construído precisa de todos. Joguem o ódio na lata do lixo, coloque o seu coração para bater, dê um sorriso para o seu vizinho. […] É esse mundo que nós precisamos construir”, disse.
Bahia Farm Show
A Bahia Farm Show é a maior feira de tecnologia agrícola das regiões Norte e Nordeste e a terceira maior do Brasil. É a primeira vez que Lula participa de um evento voltado ao agronegócio desde o início do terceiro mandato. O governo tenta se aproximar do setor do qual Jair Bolsonaro (PL) é próximo e conta com amplo apoio de empresários e agricultores.
Durante a cerimônia, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou uma linha de crédito de R$ 7,6 bilhões para investimentos em sustentabilidade, ampliação da capacidade de armazenagem de produtos e segurança alimentar. Desde o início do ano, o BNDES já disponibilizou aproximadamente R$ 11 bilhões ao setor agropecuário.