Ex-deputado federal Danilo Cabral é nomeado superintendente da Sudene

Ele foi candidato ao Governo de Pernambuco em 2022, quando obteve 18% dos votos, tendo ficado na quarta colocação.

o ex-deputado negou que houvesse sido imposto pela bancada petista qualquer tipo de exigência para que fosse nomeado ao cargo. (Foto | Reprodução)

POLÍTICA – O governo federal nomeou Danilo Jorge de Barros Cabral para exercer o cargo de superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), conforme portaria da Casa Civil da Presidência da República publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (7). Danilo Cabral é filiado do PSB, ex-deputado federal e foi candidato ao governo do Estado de Pernambuco nas eleições de 2022.

A Sudene atua em diversas áreas voltadas para o desenvolvimento regional, desde a elaboração de políticas públicas ao financiamento de empresas, por meio de incentivos fiscais, como o Fundo de Financiamento do Nordeste (FNE), que tem um orçamento de R$ 34,6 bilhões em 2023 para a região. A superintendência também contempla os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, no Sudeste.

Em comunicado à imprensa, Danilo agradeceu ao presidente Lula (PT) pela confiança e estendeu a deferência aos senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT), e ao deputado federal Carlos Veras (PT). Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o ex-deputado negou que houvesse sido imposto pela bancada petista qualquer tipo de exigência para que fosse nomeado ao cargo. Houve especulação, à época, de que Danilo teria sido convidado pela cúpula do PT a integrar os quadros do Partido dos Trabalhadores.

“Vamos trabalhar muito ao lado do ministro Waldez Góes [da Integração e do Desenvolvimento Regional] para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Nordeste, do Espírito Santo e de Minas Gerais. Temos o desafio estratégico de contribuir para a redução das desigualdades, o aumento do PIB [Produto Interno Bruto], a atração de investimentos e a geração de emprego na área de atuação da Sudene. Nosso compromisso é de fazer isso com diálogo, construindo pontes, retomando o papel de destaque da Sudene na construção de um Nordeste mais justo e igual. A solução para o Brasil passa pelo Nordeste. Como disse Celso Furtado, o Nordeste não pesa ao Brasil”, disse Danilo.

PSB

A direção nacional do PSB emitiu nota à imprensa na qual, por meio do presidente Carlos Siqueira, expressou “desejo de sucesso ao companheiro Danilo Cabral, quadro excepcional do partido”, e agradeceu ao governo federal pela nomeação do ex-deputado para a superintedência da Sudene “em atendimento a um pleito que foi apresentado por essa presidência e o prefeito João Campos ao ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais”.

“Estamos seguros que com a sua experiência e reconhecida competência. Ele, o novo superintendente, desempenhará com êxito essa nova missão à frente desse importante órgão regional, importante para todo o Nordeste”, disse Siqueira.

Perfil

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Direito Administrativo e em Administração Pública, Danilo Cabral é auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco e filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) desde 1990, sigla pela qual exerceu três mandatos na Câmara Federal e um como vereador da cidade do Recife.

Foi diretor administrativo financeiro da Secretaria Estadual de Governo e diretor de Administração Geral da Secretaria da Fazenda de Pernambuco na gestão do ex-governador Miguel Arraes. Atuou como diretor-geral do Tribunal de Contas de Pernambuco, em 1999, e, logo depois, assumiu a Secretaria de Administração do Recife, entre 2001 e 2003. Exerceu ainda os cargos de secretário estadual de Educação, de Cidades e de Planejamento e Gestão nos governos de Eduardo Campos e Paulo Câmara.

Foi candidato ao Governo de Pernambuco em 2022, quando obteve 18% dos votos, tendo ficado na quarta colocação.

Leia mais:
Deixe seu comentário