Prefeita de Rio Grande da Serra nomeia irmão para Secretaria de Segurança
RIO GRANDE DA SERRA – A prefeita de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli (PSD), nomeou na sexta-feira o vereador Charles Fumagalli (PTB) para o cargo de secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil. O parlamentar é irmão da chefe do Executivo e irá ocupar o lugar de Marcelo Costa, que pediu para ser exonerado na semana passada.
Embora o STF (Supremo Tribunal Federal) tenha afastado a aplicação de casos de nepotismo à nomeação de cargos públicos de natureza política, como secretários municipais e estaduais, chama atenção o fato de Penha optar por colocar o irmão para comandar a Pasta. Charles também já foi presidente da Câmara enquanto Penha era vice-prefeita de Claudinho da Geladeira (PSDB).
Especialista em direito público consultado pela reportagem do Diário sustenta que há alguns precedentes que reconhecem inexistência de nepotismo em cargos políticos, como secretário municipal, mas não são recentes e tampouco objetivos. Quanto a esse caso, no mínimo, o profissional ressaltou, fere a moralidade da administração pública.
A Prefeitura de Rio Grande da Serra enviou nota ao Diário, na qual diz que “Charles Fumagalli foi escolhido para ocupar a Secretaria de Segurança Urbana devido à sua experiência no poder público, incluindo seu mandato como presidente da Câmara Municipal. A nomeação também leva em consideração a importância de diversificar a representação feminina na casa legislativa, como é o caso da vereadora Leda Xavier, que assumiu a cadeira de Charles na Câmara”.
EXONERAÇÃO
Marcelo Costa foi exonerado da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil na última segunda-feira, uma semana depois de ser gravado ameaçando o vereador Marcelo Akira (Podemos), após caso de roubo na garagem municipal.
No vídeo, o agora ex-secretário pede, de forma agressiva, para que Akira não fizesse gravação no local. Marcelo Costa chegou a ameaçar o vereador caso ele filmasse o seu rosto. “Se filmar minha cara, você vai apanhar”, diz o secretário ao parlamentar, que se defende. “Estou apenas filmando o que está acontecendo. Você vai bater em um vereador?”, questiona Akira, que registrou boletim de ocorrência contra Marcelo após o episódio.
O parlamentar chegou a perguntar para Marcelo Costa sobre o porquê das tentativas de agressão, mas o secretário insistiu com as ameaças. “Eu vou chamar meus amigos e aí quero ver quem você é. Se você estiver filmando, eu vou quebrar seu telefone e vou quebrar você. Estou de saco cheio de você já, Marcelo. Você está filmando e eu vou te pegar”, falou o secretário.
A equipe de reportagem do Diário entrou em contato com Marcelo Costa, que admitiu ter pedido demissão. Ele não quis, porém, dar mais detalhes.