Aberta as inscrições para 3ª edição do Prêmio LED da TV Globo
A iniciativa é parte do Movimento LED – Luz na Educação, criado pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho.
CONCURSO – Estudantes, educadores e empreendedores podem inscrever seus projetos inovadores em educação na terceira edição do Prêmio LED a partir desta segunda-feira (28) e concorrer a um prêmio de R$ 1,5 milhão.
Serão dois vencedores por categoria, totalizando seis iniciativas contempladas com um prêmio de R$ 200 mil cada uma e R$ 300 mil serão destinados aos ganhadores do Desafio LED – Me dá uma luz aí!, focado em estudantes.
Até 27 de setembro, responsáveis por projetos inovadores que estão transformando a educação no Brasil podem se inscrever, gratuitamente, pelo site . Para participar, é preciso ter mais de 18 anos.
A iniciativa é parte do Movimento LED – Luz na Educação, criado pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho.
Neste ano, também podem participar iniciativas de Educação Superior com foco na formação de professores. Assim, o Prêmio LED passa a contemplar todas as etapas de ensino: Educação Básica, Educação Técnica e Profissionalizante e Educação não formal e Ensino Superior.
Há três categorias:
-Educadores inovadores;
Estudantes inovadores;
Empreendedores e organizações inovadoras.
São quatro eixos temáticos:
Educação Básica: Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA);
Educação profissional ou técnica;
Educação não-formal;
Ensino Superior com foco na formação de professores.
Os projetos serão avaliados a partir de quatro critérios:
Inovação;
Impacto;
Escala e replicabilidade;
Consistência metodológica.
Após a inscrição, há mais três etapas até dezembro, quando serão definidos os nove finalistas. Dos nove, seis serão contemplados durante um programa especial, com exibição na TV Globo, em abril de 2024.
O prêmio tem o propósito de mapear, reconhecer e amplificar as práticas que estão potencializando o futuro da educação no Brasil. Os critérios de qualificação das iniciativas se baseiam em quatro pilares: Inovação, Impacto, Escala e Replicabilidade e Rigor Metodológico.
Todos os projetos semifinalistas são avaliados pela ponteAponte – empresa especializada em desenvolvimento de editais de impacto social e parceira técnica do Movimento LED.