Câmara de Santo André quer ouvir Sabesp após alta em reclamações
A data sugerida no documento estabelece o dia 5 de setembro, às 14h.
SANTO ANDRÉ – Apresentado na sessão da última quinta-feira (24), à mesa diretora da Câmara de Santo André, requerimento do presidente da Casa, Carlos Ferreira (Republicanos), foi aprovado e deu aval para que ele encaminhasse ofício à Sabesp Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), no qual solicita que a empresa envie representantes ao Legislativo para prestar esclarecimentos sobre recorrentes problemas relatados pela população.
A data sugerida no documento encaminhado nesta segunda-feira (28), estabelece o dia 5 de setembro, às 14h.
O parlamentar decidiu formalizar o pedido veículos de comunicação divulgarem que que o município lidera no número de reclamações relacionadas à companhia que chega aos vereadores.
Em quatro das seis cidades onde a empresa opera – Diadema e Rio Grande da Serra não responderam, e São Caetano tem serviço próprio –, Santo André apareceu em primeiro em número de requerimentos de parlamentares cobrando explicações à Sabesp e melhorias nos serviços, com 172 documentos de um total de 396 registrados entre janeiro e o último dia 22 nas quatro Câmaras que responderam ao Diário.
O segundo no ranking foi Mauá, que oficializou o convênio que permitiu à companhia assumir o fornecimento de água no município em junho de 2020 e que contabilizou 157 reclamações em 2023, sendo 38 só neste mês. Na sequência vêm São Bernardo, com 39 requerimentos, sendo um em agosto), e Ribeirão Pires, com 28, dos quais, quatro neste mês).
Entre os principais problemas levados por moradores aos parlamentares das cidades ou reportados em redes sociais estão vazamentos, falta ou reparo mal feito nas vias após realização de serviços pela operadora, demora na solução de problemas e falta de água.
“