Professor Cortella palestra para educadores de Santo André

O filósofo palestrou no Encontro Municipal de Educadores, na formação continuada de professores da rede municipal, em Santo André.

Foto: Eduardo Merlino/PSA
Foto: Eduardo Merlino/PSA

SANTO ANDRÉ — O professor Mario Sergio Cortella esteve na noite da última quinta-feira, dia 31 de agosto, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, em Santo André, no Grande ABC. O filósofo palestrou no Encontro Municipal de Educadores, na formação continuada de professores da rede municipal.

Mais de 3.500 profissionais ouviram o educador no encontro batizado de “Dialogando com Cortella: o poder transformador da Educação”, por mais de 40 minutos.

Durante o evento, os educadores ganharam kits com livros do projeto Professor Leitor, destinado a professores da rede municipal de ensino, que visa valorizar e contribuir com a formação continuada, oferecendo oportunidade de leitura e fundamentação teórica a partir da interação com autores renomados e pesquisadores que são referência da área da Educação.

Os kits do projeto são compostos por 12 livros. As obras foram escolhidas considerando que os professores da rede municipal possuem diferentes vertentes de atuação nas etapas e modalidades, como a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. O conteúdo engloba questões como os princípios de educação inclusiva, temas educacionais da atualidade e a leis vigentes.

Cortella comentou sobre a missão e os desafios de ser um profissional de ensino. “Ser professor é mais que um emprego, é um modo de existir, com a capacidade de cuidar. Um compromisso sincero que valoriza de fato sua atuação. Uma reflexão de que a vida deveria ser melhor e será”, afirmou o palestrante que, durante sua explanação, prendeu a atenção da plateia com citações curiosas e divertidas.

O professor disse que já estive em Santo André em outros momentos, mas estava ali com a tarefa de compartilhar com colegas uma aula de reflexão. “A humildade pedagógica indica a capacidade de ir além, ser melhor e compartilhar conhecimento com outra pessoa. Educação traz a relevância para uma vida de aprendizagem”, destacou Cortella.

Deixe seu comentário