Hospital Santa Casa alerta para o Setembro Vermelho e as doenças cardiovasculares
Mais de 17 milhões de pessoas morrem anualmente em razão de patologia no coração ou nos vasos sanguíneos
MAUÁ – De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 17 milhões de pessoas morrem anualmente em razão de patologia no coração ou nos vasos sanguíneos e, como forma de alertar sobre a saúde do coração e a importância de se fazer rotineiramente um check-up cardiológico, o mês de setembro ganhou cor vermelha.
Segundo o médico Dionísio Yaya Chumpitaz, cardiologista do Hospital Santa Casa de Mauá, muitos óbitos puderam ser evitados se os problemas cardíacos foram diagnosticados e tratados de forma precoce. Algumas alterações na saúde, como níveis elevados de colesterol, diabetes, obesidade e estresse, além da predisposição e a existência de cardiopatias podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas. Entre as principais estão o acidente vascular cerebral (AVC), a aterosclerose, a insuficiência cardíaca e o infarto do miocárdio.
No caso do AVC, alguns dos sintomas são confusão mental, redução da força e formigamento de um lado do corpo, suor frio, desvio labial, dores de cabeça, alterações na fala e desmaio. Na aterosclerose é comum dor na panturrilha, feridas que não cicatrizam e extremidades roxas e, nas insuficiências cardíacas, é bom ficar alerta para falta de ar, cansaço, palpitações, inchaço nas pernas e pés.
Em relação ao infarto, a dor no peito é persistente, além de dores na região do estômago que irradiam para as costas e para o braço esquerdo, e dificuldade para respirar. O Ministério da Saúde aponta que cerca de 300 mil pessoas por ano sofrem de infarto agudo do miocárdio e em 30% dos casos ocorre o óbito.
O check-up cardiológico e os exames de rotina ajudam a prevenir as doenças causadas, assim como manter a hipertensão controlada, já que ela é uma das responsáveis pelo AVC e infartos. “As crianças e adolescentes também precisam fazer check-ups periódicos, mesmo que não apresentem sintomas”, orienta o cardiologista Dionísio Yaya Chumpitaz.
O teste ergométrico, holter 24 horas, eletrocardiograma, ecocardiograma, exames de sangue e medição da pressão arterial são alguns dos exames solicitados para averiguação da existência de problemas cardíacos.
Cerca de 80% das cardiopatias podem ser evitadas com uma dieta saudável, redução do estresse e da ansiedade, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas e estar atento aos sinais do corpo.
O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 – Vila Assis – Mauá – fone (11) 2198-8300.