Fórum debate ações para prevenção à obesidade infantil em Santo André
Santo André tem cerca de 4.954 estudantes com obesidade ou sobrepeso, conforme mostrou o levantamento com crianças de 5 a 9 anos.
SANTO ANDRÉ — Um levantamento realizado pelo Programa Saúde na Escola (PSE) de Santo André, no Grande ABC, com a participação de 4.954 estudantes, mostrou que 27% das crianças de 5 a 9 anos estão com obesidade ou sobrepeso.
Pensando nisso, o município realizou o Fórum de Alimentação da Atenção Primária à Saúde (APS) em agosto no auditório da Universidade Anhanguera, envolvendo cerca de 200 profissionais que atuam na linha de frente do atendimento ao munícipe, como os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), dentistas, enfermeiros, médicos e as equipes multiprofissionais do Nasf.
Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Gilvan Junior, controlar a obesidade infantil é fundamental para que a pessoa não desenvolva doenças crônicas ou evolua para casos mais graves. “Nossa equipe está atenta e atuando na prevenção, oferecendo acompanhamento para as famílias por meio das unidades básicas de saúde e das equipes do Nasf. Esse é um problema que precisa ser resolvido de forma conjunta entre o poder público e a família da criança”, comenta.
Ele disse que a cidade oferece ainda o programa Moeda Verde, com ação que mobiliza moradores de comunidades carentes a trocarem itens recicláveis que iriam para o lixo comum por alimentos hortifrúti, que estimula a reciclagem em regiões onde os moradores ainda não a incorporaram no seu dia a dia.
Gilvan Junior afirma que a prática garante maior segurança alimentar aos moradores das comunidades com a oferta de uma alimentação saudável, muitas vezes com alimentos ausentes do seu cardápio, como o caso de frutas, legumes e verduras.