Mais de 20 motoristas foram atuados em Santo André nesta semana
No total, 27.497 veículos foram abordados nas ações em todo o Estado.
SANTO ANDRÉ – Uma inspeção da Operação Direção Segura Integrada (ODSI), de fiscalização de alcoolemia, registrou seis autuações por recusa ao teste do bafômetro, oito por direção sob influência de álcool e sete crimes de trânsito por embriaguês em Santo André.
Na operação, foram abordados 373 veículos na av. dos Estados e na rua das Figueiras.
Com o objetivo de reduzir e prevenir os sinistros no trânsito causados pelo consumo de álcool, o Detran-SP promoveu, de forma integrada com as Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, 35 fiscalizações da ODSI em todas as regiões do Estado entre 15 e 25 de setembro.
A Polícia Militar, parceira do Detran-SP nas autuações, também promoveu 88 ações, de fiscalização ou de caráter educativo, para coibir a perigosa mistura entre álcool e direção.
Nas 123 ações promovidas pelo Detran-SP e pela PM durante a SNT, 36.416 motoristas foram abordados. Desses, 1.295 foram autuados por recusa ao teste do bafômetro e 96 por direção sob influência de álcool. Também foram registrados 18 crimes de trânsito.
Tanto dirigir sob efeito de álcool – quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido – quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.
Já no caso da autuação por crime de trânsito (quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro), se condenado, o condutor, além das multas e suspensão da CNH, cumpre de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.
Mais de 27 mil motoristas abordados nas 35 ODSIs
No total, 27.497 veículos foram abordados nas ações em todo o Estado. Sendo que 702 condutores foram autuados por recusa ao teste do etilômetro e 82 por direção sob efeito de álcool. Foram registrados ainda 13 crimes de trânsito.
Operações da PM com apoio do Detran-SP
A Polícia Militar, parceira do Detran-SP na fiscalização da alcoolemia no trânsito, por meio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), promoveu 77 fiscalizações durante a Semana Nacional de Trânsito. Foram 8.919 testes do etilômetro realizados. Ao todo, 593 motoristas se recusaram a soprar o bafômetro, 14 foram autuados por direção sob efeito de álcool e cinco crimes de trânsito foram registrados.
Além dessas fiscalizações, outras 11 operações educativas (sem caráter punitivo) aconteceram em bares e restaurantes na capital paulista ao longo da Semana Nacional de Trânsito. Ao todo, 310 pessoas foram conscientizadas. O CPTran recebeu ainda, na sede do Comando, mais de dois mil estudantes de 4 a 9 anos e 120 professores da rede pública de ensino. As crianças foram convidadas a desenvolverem atividades lúdicas, voltadas para a educação no trânsito. O objetivo é torná-las agentes disseminadores de comportamentos seguros, contribuindo, assim, para a formação de futuros condutores conscientes.