Cidades do Grande ABC registram 56 estupro no mês de outubro
Foram registrados 56 estupros e estupros de vulneráveis de meninas e mulheres no mês de outubro, nas sete cidades do Grande ABC.
GRANDE ABC — Uma menina ou mulher foi estuprada cada 8 minutos no primeiro semestre deste ano no Brasil, maior número da série iniciada em 2019 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Nas cidades do Grande ABC, foram registrados 56 estupros e estupros de vulneráveis de meninas e mulheres no mês de outubro. O balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP) na última segunda-feira (27).
Os municípios de Santo André e São Bernardo, os maiores da região, foram os 15 registros cada um. Em seguida, aparece Diadema, com 9 vítimas de estupro, enquanto Mauá, registrou 8.
São Caetano registrou 4 casos de estupro, já Ribeirão Pires 3, e Rio Grande da Serra 2 casos. Os crimes foram registrados nas sete cidades do Grande ABC, números que acende uma alerta para maiores investimentos.
Para um especialista em direito precisa de mais investimento para o fortalecimento da rede de atendimento, que vai acolher essa mulher em situação de violência, oferecer opções para ela que muitas vezes ela não tem ou sente que não tem.
Estamos falando também de estupro praticado pelo próprio companheiro, aquele empregado contra a mulher na constância da união conjugal, praticada pelo seu próprio cônjuge, mediante violência física ou moral.
Ele ressalta ainda a necessidade de que os policiais estejam capacitados para investigar e identificar casos de feminicídio entre os homicídios adequadamente, já que há diferença considerável na classificação do crime entre os estados.