Prainha do Riacho Grande tem água imprópria para banho em São Bernardo

A Prainha do Riacho Grande, localizada à beira da Represa Billings, em São Bernardo, no Grande ABC, está imprópria para banho.

Prainha do Riacho Grande
Prainha do Riacho Grande

SÃO BERNARDO — A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), emitiu um comunicado alertando que a Prainha do Riacho Grande, localizada à beira da Represa Billings, em São Bernardo, no Grande ABC, está imprópria para banho.

O órgão classifica semanalmente a qualidade da água em diversos pontos do Estado para fins de balneabilidade. Após análise realizada no dia 28 de novembro, o boletim indica que espaço turístico não é recomendado para banhistas.

Além da Prainha do Riacho Grande, a Cetesb monitora outras três áreas balneáveis no Grande ABC. Em São Bernardo, os pontos do Parque Estoril e próximo ao zoológico municipal, estão próprios para banho, segundo a atualização desta última semana.

Em Ribeirão Pires, na Prainha Tahiti, empreendimento particular, a água do espaço não foi classificada por conta da ausência de resultados em razão de restrições de acesso ao local de coleta, conforme apontou o órgão.

A agência estadual alerta para os riscos à saúde para quem tiver contato direto com a água considerada imprópria. De acordo com a companhia, pode existir contaminação de doenças de veiculação hídrica, causadas pela presença de microrganismos patogênicos.

A professora da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e especialista em recursos hídricos, Marta Marcondes, explica que neste ano foi registrado diversos episódios de grandes concentrações de enterobactérias nesse ponto da Represa Billings, como escherichia, salmonella e shigella.

“Estudo a região do Riacho Grande desde 2015, e assim como em outros anos, foram encontradas diversas bactérias que são causadoras de DDAs (Doenças Diarreicas Agudas). As pessoas que entram em contato direto com essas águas podem ter também dermatites e conjuntivites”, explicou.

Apesar do alto risco de contaminação, a Prainha do Riacho Grande possui apenas uma bandeira vermelha da Cetesb, em estado deteriorado, informando a qualidade da água. Não há placas de conscientização sobre as condições de balneabilidade da represa.

Conforme o Diário do Grande ABC, apesar do alto risco de contaminação, a Prainha do Riacho Grande possui apenas uma bandeira vermelha da Cetesb, em estado deteriorado, informando a qualidade da água. Não há placas de conscientização sobre as condições de balneabilidade da represa.

A Cetesb disse que a origem da contaminação da água da Prainha do Riacho Grande, tem relação com esgoto despejado na lagoa sem tratamento. A Cetesb lembra que ao se banhar nesse local, as pessoas estão se colocando em risco, por isso, precisa tomar muito cuidado.

Deixe seu comentário