Pacientes denunciam que precisam esperar atendimento mais de 8 na UPA de Ferrazópolis em São Bernardo
Além disso, as pessoas precisam aguardar do lado de fora ou até mesmo sentadas no chão, independente da situação climática do dia.
SÃO BERNARDO – Os moradores da região do Ferrazópolis, que são usuários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jardim Silvina, informaram que estão esperando mais de 8 horas para atendimento com um clínico geral. Essa situação está causando superlotação no local, inclusive com filas imensas. Além disso, as pessoas precisam aguardar do lado de fora ou até mesmo sentadas no chão, independente da situação climática do dia.
De acordo com a entrevistada, Edivania da Silva, 37 anos, ela levou sua filha até a unidade e esperou por mais de 8 horas, chegando às 15h e sendo atendidas após as 23h. Na ocasião sua filha estava vomitando e com dor no estômago. Após a medicação, a menina realizou exames de sangue e no outro dia da entrega dos resultados, aguardaram por mais de três horas.
“Está sempre cheia a UPA. Peguei a senha na recepção e fiquei lá fora esperando ser chamada. Um absurdo”, afirmou outra moradora. A mesma aguardou com seu filho por duas horas só para preenchimento da ficha. Segundo informações do Portal Diário do Grande ABC, a reportagem esteve pessoalmente no local e constataram que as reclamações são verídicas.
O problema não é só da Unidade de Pronto Atendimento citada, mas sim em outras regiões também. As UPAs Vila São Pedro, Baeta Neves foram alvos de reclamações que seguem a mesma linha da Jardim Silvina.
Em nota, a Prefeitura Municipal de São Bernardo esclareceu o fato: “As UPAs registraram alta na demanda, devido ao aumento dos casos de síndromes gripais e de Covid. Os casos mais graves e de alta complexidade têm atendimento prioritário, com ampliação do tempo de espera para os casos de menor gravidade. Além disso, há aumento no fluxo de pessoas nas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde), em decorrência da crise econômica”, informaram em um trecho.