Osasco e São Paulo recebem apresentações culturais gratuitas nesta semana
Espetáculo "Saias" apresenta o universo das manifestações afro-brasileiras a partir do olhar da mulher
SÃO PAULO — Um espetáculo de dança com percussão ao vivo chega à Grande São Paulo nesta semana. A criação de Nil Sena e Renata Oliveira será apresentada nas cidades de Osasco, no dia 05/04, às 19h15, no Teatro Nivaldo Fidélis de Santana e no dia 07 de abril, às 17h, no Espaço Cachuera, em São Paulo. As apresentações são gratuitas e abertas ao público em geral.
“Saias”, mais do que um espetáculo de dança, é uma extensa pesquisa que surgiu a partir das inspirações, do empoderamento e autoconhecimento do universo das danças afro-brasileiras, das vivências, experimentações em aulas e apresentações artísticas de Renata Oliveira, mulher negra, bailarina e arte-educadora. Somado às vivências de Nil Sena, mulher negra, criada no sertão maranhense, mãe, lavradora, rezadeira, cozinheira, bailarina popular, cantadeira, atriz, compositora, repentista, contadora de histórias e percussionista. O projeto foi contemplado no ProAC Editais 39/2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e conta com o apoio da Associação Cultural Cachuera.
A produção parte do mergulho e investigação nas manifestações populares brasileiras, suas danças, cantos e toques, sobretudo o Maracatu, Jongo, Simbologia dos Orixás, Coco de Alagoas, Ijexá, Lundu Colonial, Samba de Roda e Ciranda. O fio condutor das cenas é a beleza do mundo feminino, com suas alegrias, decepções, lutas e esperanças para manter a cultura viva. A mistura de linguagens, como poemas autorais declamados, percussão e cantos, dão um sentido específico para cada cena-dança.
Dentro de cada manifestação trabalhada, a figura da mulher surge com a força e potência das rezadeiras, trabalhadoras rurais, lavadeiras e das dançadeiras, como que a indagar: “- ATÉ ONDE SOU SAGRADA? ATÉ ONDE SOU PROFANA?”. Dando, assim, mais sentido à preservação e propagação de nossas danças e da nossa cultura mais genuína: a cultura da terra, da presença, a Matriarca, a trabalhadora, a mãe, a mulher que se descobre e se admira. Isto é, “Saias”, trabalha e bota em cena o corpo feminino no limiar de sua essência: A Deusa que, em seu alto de existência, desdobra-se em movimentos.
Além da concepção coreográfica de Renata Oliveira e das músicas autorais e roteiro de Nil Sena, “Saias” consiste em um processo coletivo de criação e perspectivas. Em cada cena-dança, as bailarinas trazem suas experiências corporais e afetivas a cada um dos ritmos apresentados, onde a tomada de suas narrativas de vida, tornam-se reais a cada batida do tambor.
O espetáculo teve sua montagem no ano de 2018 após ser contemplado no edital FICC (Fundo de Investimento à Cultura de Campinas) e realizou apresentações no Casarão de Barão, Teatro Maria Monteiro, Fazenda Roseira e Ibaô – Instituto Boabá de Cultura e Arte, todas na cidade de Campinas. E na Escola de Artes Augusto Boal, na cidade de Hortolândia. Em 2019, foi contemplado nos editais: Festival Delas (Jundiaí), 26º Festival de Artes de Itu (Itu) e DCULT/ProEC (Unicamp – Campinas). Neste mesmo ano apresentou no SESC Campinas e SESC Jundiaí. Em 2022 foi contemplado no edital Seleção SESI Viagem Teatral, circulando por 8 cidades do Estado de São Paulo e agora em maio/2023 esteve girando suas saias na Virada Cultural de São Paulo.