Na semana da criatividade, Cemitério São Paulo sedia edição mensal de visita mediada
Organizado pela Cortel SP, passeio gratuito reúne pessoas interessadas em conhecer obras de escultores renomados e conhecer parte da história da cidade
SÃO PAULO – A Necrópole São Paulo, localizada no bairro de Pinheiros, recebe, neste sábado (20), a partir das 18h, a sexta edição do projeto mensal “Necrópole São Paulo e Suas Vozes”. Organizada pela Cortel, em parceria com a historiadora Viviane Comunale e o influenciador Thiago de Souza, idealizador do projeto “O que te assombra?”, a atividade gratuita atende à semana da criatividade proposta pela Unesco.
Celebrado em 15 de abril, o Dia Mundial da Criatividade destaca iniciativas de abordagens criativas em direções variadas. “A gente acredita que a Necrópole sempre foi um ambiente de desenvolvimento criativo, tanto para soluções dos temas relacionados ao próprio luto, como processos e elaborações, como também a ideia de estabelecimento de marcos de memória. Não é por acaso que se usava tantas obras e artes tumulares para ter referencias territoriais de famílias, simbologias, rituais”, resume Thiago.
O cemitério SP abriga parte da história da capital paulista, que pode ser contada em um verdadeiro museu a céu aberto. As visitas ajudam a ratificar a importância de obras de escultores renomados, como o modernista Victor Brecheret e o neoclássico Nicola Rollo. A Necrópole abriga alguns famosos. Entre eles, José Mojica Marins, ator e cineasta; Antônio Abujamra, dramaturgo; e Arthur Friedenreich, a primeira grande estrela do futebol brasileiro.
Para Viviane, o passeio significa uma iniciativa inovadora para desistigmatizar não apenas a morte, mas esses territórios. “Ajudamos a promover reencontros de pontes afetivas para o reestabelecimento de sentimentos e sentidos de pertencimento de identidade com as cidades”, conta.
Na última edição, realizada em março, aliás, o evento homenageou o legado de José Mojica Marins, que teria completado 88 anos.