Apagão cibernético causa instabilidade no mundo da internet
Ainda não está claro se as falhas nos bancos brasileiros estão relacionadas a este evento. Mas já está sendo investigado.
COLUNA – Na manhã desta sexta-feira (19), pelo menos quatro aplicativos de bancos brasileiros apresentaram falhas.
Este problema ocorre no mesmo dia em que um apagão cibernético global tem afetado operações de instituições no exterior, além de sistemas de transporte e outros setores da economia.
Relatos compilados pela plataforma Downdetector, que monitora notificações de usuários. Indicaram problemas no acesso aos aplicativos do Bradesco e sua marca digital Next, do Banco Pan e do Neon. Os relatos ganharam atenção a partir das 6h (horário de Brasília), coincidindo com os primeiros relatos do apagão global.
O Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, procurou os bancos mencionados, mas ainda não obteve resposta. Aplicativos de outras instituições continuavam operando normalmente durante a manhã.
De acordo com informações da imprensa internacional, o apagão global está associado a problemas nos computadores da CloudStrike, uma empresa de cibersegurança, que detectou falhas em um sensor do sistema operacional Windows da Microsoft.