Águia realiza transporte de coração de Santa Catarina para São Paulo
O órgão vindo do estado de Santa Catarina atendeu um paciente da capital paulista, conforme informação da Polícia Militar.
SÃO PAULO – Um helicóptero Águia, do Comando de Aviação “João Negrão” , da Polícia Militar de São Paulo, realizou na última quinta-feira (27),o transporte de um coração de Santa Catarina para São Paulo. O órgão atendeu um paciente da capital paulista.
O comando foi acionado pela Casa Militar para realizar o translado do coração, com intuito de proporcionar mais agilidade do tempo para o sucesso do transplante. Por questões éticas, a PM não divulga nome e idade de pacientes beneficiados com o órgão.
O comandante da operação explicou que o órgão a ser transplantado tem determinado tempo para ficar fora do corpo, por essa razão o transporte precisa ser rápido, assim diminui a recusa do paciente.
O total de transplantes realizados em São Paulo aumentou 52% até agosto deste ano, na comparação com igual período do ano passado. Em 2020, foram 3.237 procedimentos.
De janeiro a agosto de 2021, mesmo com a continuidade da pandemia de covid-19, o número já chega a 4.928, segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (27).