Andrew Kwemoi vence 97ª edição da corrida de São Silvestre
Foi a primeira vez que um atleta de Uganda ficou com a vitória. Andrew Kwemoi liderava entre os homens nos primeiros 15 minutos.
SÃO PAULO – Andrew Kwemoi foi o vencedor da 97ª edição de São Silvestre 2022, neste sábado (31), na última prova do ano. Foi a primeira vez que um atleta de Uganda ficou com a vitória. Andrew Kwemoi liderava entre os homens nos primeiros 15 minutos.
Assim como Catherine, ele se distanciou dos outros concorrentes e não foi ameaçado até o final para fechar com 44min42s. O brasileiro Fabio Jesus Correia foi o quarto.
A primeira largada da 97ª edição da Corrida de São Silvestre ocorreu às 7h25 com a categoria cadeirantes, masculino e feminino, desta sexta-feira (31), na altura do número 2.000 da Avenida Paulista.
Pouco depois, às 7h40, largou a categoria elite feminina e, às 8h05, a elite masculina e demais categorias.
A São Silvestre foi disputada pela primeira vez em 1924. Na época 60 atletas se inscreveram, todos homens, e 37 terminaram a prova de 8,8 km disputada à noite.
A corrida criada pelo jornalista Cásper Líbero tem esse nome em homenagem ao Santo Silvestre, que morreu no dia 31 de dezembro. Ele era papa na época e foi canonizado posteriormente.