Atleta paraolímpico de atletismo vence medalha de ouro na Paralimpíada

Aos 33 anos, Agripino ganhou o ouro no atletismo, na prova dos 5.000m da classe T11, destinada a atletas com deficiência visual total.

DIADEMA – Júlio Cesar Agripino, natural de Diadema, conquistou a primeira medalha do Grande ABC na Paralimpíada de Paris na manhã desta sexta-feira (30).

Além do ouro, Agripino quebrou o recorde mundial com um tempo de 14min48s85. Ele manteve um ritmo controlado no início da prova, mas acelerou nos momentos finais para garantir a vitória.

Agripino conquista a primeira medalha paralímpica, coroando uma trajetória que começou com o diagnóstico de ceratocone, uma doença degenerativa na córnea, aos sete anos de idade. Em 2023, no Mundial de Kobe, o corredor já havia conquistado a prata na mesma categoria.

Na mesma prova, outro brasileiro, Yeltsin Jacques, conquistou o bronze, enquanto o segundo lugar ficou com Kenya Karasawa, do Japão.

Agripino retornará às pistas em Paris na próxima segunda-feira (2) para a corrida dos 1.500m, na qual é o atual campeão mundial. Até agora, o Brasil já conquistou um total de seis medalhas na Paralimpíada de Paris: duas de ouro, uma de prata e três de bronze.

Leia mais:
Deixe seu comentário