Cães do mato e carcará feridos recebem cuidados no Zoo de São Bernardo

Os animais foram resgatados feridos pela Polícia Militar Ambiental, no fim da tarde da última quarta-feira (23) e manhã de quinta-feira (24).

Animais recebem cuidados. Foto: divulgação

SÃO BERNARDO — Três filhotes de cão do mato e um carcará deram entrada no ambulatório do Zoo de São Bernardo, no Grande ABC, na última quinta-feira (24), após serem resgatados para tratamento. Eles foram resgatados feridos pela Polícia Militar Ambiental, no fim da tarde de quarta-feira (23).

O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

O carcará, que é da família do falcão, chegou para os cuidados veterinários na quinta-feira , depois de ficar machucado em linha de pipa com cerol. O ferimento da ave indica que a soltura do bicho na natureza levará mais tempo, de acordo com Marcelo Gomes, veterinário do espaço. 

“O carcará, que também é filhote, com menos de um ano, está com as penas da asa fraturadas, mas sem lesão óssea, o que é um bom indicativo para poder fazer uma soltura mais para frente. Ele foi medicado e também passou por uma bateria de exames clínicos. Já os cachorros não têm condição nenhuma de soltura porque são muito pequenos e podem virar presas fáceis, se forem reinseridos na mata. Todos têm aproximadamente 30 dias, muito mansos e em bom estado de saúde”, contou.

Segundo a Prefeitura, o Zoo Municipal já recebeu neste ano 94 animais resgatados. Entre eles, os três cachorros do mato e o carcará, mas também um gavião-pombo, jacu, garça, tucano de bico verde, pica-pau, diversos passarinhos, gambás e urubus. De acordo com a equipe, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo pode ser acionada pelo telefone 153 por qualquer morador que identifique um animal, seja ele ave, mamífero réptil, fora do seu habitat natural. Também estão disponíveis o contato da Dicma (Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente), pelo 4330-6007, e o 190, da Polícia Militar. 

O espaço fica nas dependências do Parque Estoril (Rua Portugal, 1.100), no bairro Riacho Grande. Ainda de acordo com a Prefeitura, o zoo conta atualmente com 32 recintos de exposição e abriga 350 animais de 90 diferentes espécies, em viveiros adaptados para atender às necessidades de cada um.

Deixe seu comentário