“Câmara de Vereadores de Diadema poderá ter candidatura única à presidência”, diz presidente
O presidente não concorrerá à reeleição para o próximo biênio, afirmando ser a favor da alternância de poder dentro do processo democrático.
DIADEMA – Faltando menos de 30 dias para a eleição para a eleição da Câmara de Vereadores de Diadema, no Grande ABC, nenhum vereador lançou candidatura para concorrer ao cargo de presidente, porém existe uma movimentação tímida para a formação das chapas.
A eleição será realizada no dia 22 de dezembro, entretanto, o processo eleitoral pode ser antecipado caso haja consenso entre os representantes partidários, conforme informação repassada ao ABC em Foco, pelo presidente Josemundo Dario Queiroz, conhecido como Josa Queiroz (PT).
Questionado pela reportagem se ele é candidato à reeleição, Josa respondeu que o Regimento Interno não permite, além disso, ele é a favor da alternância de poder dentro do processo democrático. “A alternância é muito importante”, comenta Josa.
Josa disse que não existe nenhuma chapa, mas uma movimentação que é legítimo no processo, inclusive afirmou que existe postulantes ao cargo. O presidente disse que a base do governado trabalha para ter uma candidatura única, principalmente alguém que possa reproduzir o que foi feito há dois anos, uma candidatura que apresente unanimidade em volta dela.
“A princípio existe uma sinalização para que a eleição seja feita no dia 22, mas se a gente conseguir avançar na construção de uma chapa que simbolize a unidade, é evidente que possamos pensar em antecipar”, disse Josa.
De acordo com Josa, caso haja essa construção será uma decisão entre vereadores e partidos políticos. O presidente comenta que essa é decisão que tomará forma a partir dessa primeira semana de dezembro, ou até na segunda semana.